.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ai de vós, guias cegos!-- Missionários Claretianos



Segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Santa Mônica (Memória)

Outros Santos do Dia: Amadeu de Losanna (bispo), Antusa, a Grande (virgem, mártir), Cesário de Arles (bispo), Davi Lewis (presbítero, mártir), Dagano de Wales (mártir), Ebbo de Sens (monge, bispo), Etério de Lião (bispo), Eulália de Lentini (virgem, mártir), Gebardo de Constância (bispo), Guerino de Sião (bispo), Honorato, Fortunato, Orôncio e Sabiniano (mártires), João de Pavia (bispo), Licério de Counserans (bispo), Marcelino, Manea e seus três filhos: João Serapião, Pedro e Companheiros (mártires), Margarida de San Severino (viúva), Narno de Bérgamo (bispo, discípulo de São Barbabé), Pemão (eremita), Rufo e Carpóforo (mártires), Rufo de Cápua (bispo, mártir), Siagro de Autun (bispo).

Primeira leitura: 2 Tessaloniceses 1,1-5.11b-12
O nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós e vós nele. 
Salmo responsorial: 
95,1-5
Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações! 
Evangelho: 
Mateus 23,13-22
Ai de vós, guias cegos!

O evangelho dirige uma dura crítica contra um setor da própria comunidade, que se identifica cegamente com o fanatismo religioso dos fariseus. O evangelho de Mateus foi escrito para uma comunidade cristã que tinham grande apreço pelos ensinamentos da interpretação judaica; esta tradição tem um aspecto positivo, enormemente criativo, mas tem também um aspecto negativo, meramente repetitivo, na qual se perde a perspectiva de ler a Bíblia a partir de sua própria experiência.
O ensinamento do evangelho nos mostra como facilmente a pessoa se afasta do âmbito da experiência cristã e passa a viver o intelectualismo ou a aparência, que são parentes próximos. Enquanto o essencial é o seguimento de Jesus, o discernimento da vontade de Deus, de acordo com as circunstancias da realidade, a leitura da Sagrada Escritura, de acordo com o princípio do amor ao próximo.
A crítica de Jesus, consequentemente, não se dirige ao fanatismo de outros grupos religiosos, mas aos membros da própria comunidade que, deixando ao lado o caminho de Jesus, não somente se deixam arrastar pelo fanatismo, mas ensinam tais coisas a seus irmãos e irmãs. Em que medida a crítica do evangelho nos afeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário