.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo – Missionários Claretianos.


Quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Santa Rosa de Lima (Festa)

Outros Santos do Dia: Apolinário e Timóteo (mártires), Astério, Cláudio e Neon (irmãos mártires), Calínico (1˚ patriarca de Constantinopla), Eugênio de Ardstraw (bispo), Filipe Benizzi (servita), Flaviano de Autun (bispo), Justiniano de Ramsey (eremita, mártir), Lupo (mártir), Máximo e Ciríaco (mártires), Minervo e Eleazar, com outros oito, seus filhos (mártires), Quirico, Máximo, Arquelau e Companheiros (mártires), Restituto, Donato, Valeriano, Frutuosa e seus doze companheiros (mártires), Sidônio Apolinário (bispo), Teonas (bispo), Vitor (bispo), Vítor de Utique (bispo).

Primeira leitura: 2 Coríntios 10,17 - 11,2.
Eu vos desposei a um esposo único, para vos apresentar ao Cristo como uma virgem pura.
Salmo responsorial: 148, 1-2.11-14.
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Evangelho: Mateus 13, 44-46.
Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo – Missionários Claretianos.

Mateus gosta de contar parábolas. Algumas delas falam das características do reinado de Deus, que Mateus também chama Reino dos Céus. O reinado de Deus não é uma imposição, mas uma descoberta, como quem encontra a pedra preciosa. Claro que é exigente e traz insegurança, porque exige procura e é preciso desfazer-se de tudo, mas o resultado é compensador. Traz uma felicidade indescritível.
O reinado de Deus é fruto de um compromisso e do esforço da vontade, por um lado, mas também, e acima de tudo, do entusiasmo, da alegria de ter descoberto o valor maior que dá sentido à vida. Se esta descoberta exige renúncia, é também uma forma de libertar-se para o serviço gratuito e solidário à vida; por ele é possível entrar em comunhão com Jesus e com Deus-Pai, no amor.
Lembramos aqui muitos santos ou mártires do povo que deram exemplo de renúncia aos bens terrenos para consagrar-se à vida religiosa ou que deram sua vida pela sua dedicação à causa dos pobres, excluídos e oprimidos, tais como Santa Rosa de Lima, cuja festa hoje celebramos. 
A proposta de Jesus é clara: quem descobre o valor absoluto do reino, não perde em sacrificar tudo para garantir o tesouro. Seu preço nunca será alto demais. A proposta de Jesus não é uma apologia ao sofrimento, mas uma forma de dizer que, mesmo que haja sofrimentos na vida, a alegria de encontrar o caminho e o tesouro são incomparavelmente maiores. Vale a pena lutar por esses valores. Vale a pena mudar as certezas provisórias de hoje pelas certezas definitivas do amanhã.
Quem encontrou o sentido da vida têm coragem de arriscar tudo para tentar construir um mundo de justiça, fraternidade e solidariedade entre os seres humanos. Assim é que se descobre o maior tesouro: a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário