Segunda-feira, 13 de agosto de 2012
19ª Semana do Tempo Comum
São Ponciano, Papa, e Santo Hipólito, Presbítero, Mártires (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Benildo Romancon (irmão lassalista), Cassiano de Ímola (mártir), Cassiano de Todi (bispo, mártir), Concórdia (mártir), Félix e Fortunato (mártires de Aquiléia), Gertrudes (virgem), Irene da Hungria (imperatriz), Máximo, o confessor (teólogo bizantino), Radegundes (rainha da França).
Primeira leitura: Ezequiel 1, 2-5. 24-28
Tal era a aparência visível da glória do Senhor.
Salmo responsorial: 148, 1-2.11-12.14
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Evangelho: Mateus 17, 22-27
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos.- Missionários Claretianos
Assim como no tempo de Jesus, hoje há impostos para tudo. Mas, na terra de Jesus, os impostos se pagavam duplamente: para os romanos e para as autoridades judaicas. Para onde iam esses impostos? Poucas vezes para obras de bens públicos. A maioria das vezes era utilizado para cobrir extravagâncias dos reis herodianos e inúteis campanhas guerreiras contra os vizinhos.
São Ponciano, Papa, e Santo Hipólito, Presbítero, Mártires (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Benildo Romancon (irmão lassalista), Cassiano de Ímola (mártir), Cassiano de Todi (bispo, mártir), Concórdia (mártir), Félix e Fortunato (mártires de Aquiléia), Gertrudes (virgem), Irene da Hungria (imperatriz), Máximo, o confessor (teólogo bizantino), Radegundes (rainha da França).
Primeira leitura: Ezequiel 1, 2-5. 24-28
Tal era a aparência visível da glória do Senhor.
Salmo responsorial: 148, 1-2.11-12.14
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Evangelho: Mateus 17, 22-27
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos.- Missionários Claretianos
Assim como no tempo de Jesus, hoje há impostos para tudo. Mas, na terra de Jesus, os impostos se pagavam duplamente: para os romanos e para as autoridades judaicas. Para onde iam esses impostos? Poucas vezes para obras de bens públicos. A maioria das vezes era utilizado para cobrir extravagâncias dos reis herodianos e inúteis campanhas guerreiras contra os vizinhos.
O evangelho nos narra o pagamento de imposto por parte de Jesus, não
porque esta de acordo com o sistema, mas porque suas exigências de justiça vão
além de reformas no sistema tributário. Jesus sabe que os reis judeus estavam
obrigados por lei a tratar seus súditos como irmãos e que, por isso, toda carga
tributária que não fosse destinada ao benefício público era injusta e
desnecessária.
Na atualidade, a maioria das pessoas não percebe as implicações de suas
ações. Somos conscientes somente de uma parte dos tributos exigidos em nossas
sociedade que vão além do dinheiro: a televisão captura nosso tempo livre e
nossa imaginação; as redes virtuais atrapalham nossos afetos e, por último, a
publicidade acaba com nossas devoções. Como podemos nos libertar de nossa
realidade.
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