.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

“Eu venci o mundo”- Claudinei M. Oliveira.





Segunda-feira, 21 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 16,29-33

            Na leitura do Evangelho de hoje Jesus afirma para os seguidores da Verdade que venceu o mundo! Não era para menos, depois de tantos enfrentamentos, lutas árduas e indicações para o bom caminho, partirá para junto do Pai. Mas deixou um recado claro: não basta compreender os ensinamentos, decorar as leis sagradas e rezar sem parar se não abraçar a missão do Evangelho.
            Compreender os ensinamentos do amor, da partilha, da comunhão e do bem-viver é fácil para quem dinamiza a boa consciência, mas viver intensamente o amor, a partilha, a comunhão e o bem-viver não são fáceis diante de tantas malandragem  no mundo moderno. Seguir Jesus é comprometer-se com o Reino de todos em todas as esferas e, entregar-se de corpo e alma na mansidão da vida eterna consiste em estar do lado dos pequenos e sofredores. Jesus mostrou nas ações que se ocupou em desvencilhar os obstáculos na vida dos infelizes, ele posicionou na frente dos poderosos com intuito de não permitir a exploração sem limite, foi justo, amigo e leal.
            Contudo, Jesus também foi claro às palavras. No seu discurso elencava máximas infalíveis, afirmava que no Reino dos Céus não permitiria a entrada de malfeitores, zombadores e nem traidores. No Reino que Jesus trabalhou para formar visualizava a beleza do amor e do prazer. Como sentir prazer num reino onde seus irmãos são maltratados e violentados? Como ser feliz no céu sabendo que muitos pequenos estavam sem espoliados pelos gananciosos?  Infelizmente não tem como compartilhar no Reino os  exploradores e explorados.    
            A adesão à proposta de Jesus esta na forma de conceber os ensinamentos e na maneira de como agir. O mundo em que nos vivemos mostra propostas apaixonantes, porém, coloca-se diante de nós um mundo encantador, um mundo que para superar o outro não importa os meios para alcançar o objetivo, se preciso for eliminar alguém do caminho não precisa sentir medo ou remorso, o importante, segundo a lógica do mundo moderno, é você vencer de qualquer jeito. Entretanto, para seguir Jesus este modelo acima citado de mundo não condiz com o projeto da vida. Este mundo carrega a morte, a destruição, a maldade e a falsa ilusão da perfeição em Deus. Até usa o nome de Deus para justificar a arrogância e a ganância, fala de boca cheia: se Deus quiser irei vencer na vida, mesmo que  para isso preciso passar por cima de alguém. Desta forma não está vencendo o mundo, mas esta sendo consumido pelo mundo. A palavra mundo não se refere somente ao planeta, mas todas as ações de convivência, todo relacionamento e todos os meandros das práticas sociais. O mundo que Jesus refere-se é o  mundo das injustiças e da perversidade. Ele venceu este mundo, porém Ele mesmo disse que não era deste mundo, porque o mundo  estava perdido.  
            Em fim, fica para nós a mensagem: queremos continuar aceitando este mundo pecador, ou temos coragem de abraçar o verdadeiro amor e prática de Jesus de libertação? Cada um sabe onde pode chegar, para tanto, bastam duas palavras para mostrar sua grandeza: seu discernimento. Amém. Que Deus abençoe a todos.
            Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário