.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jesus curou o surdo-mudo e quer curar a nossa surdez - José Salviano

Jesus curou o surdo-mudo

Ficamos mudos sem falar de Deus, porque estamos surdos diante da sua palavra.

Mc 7,31-37
         O mundo de hoje vive uma guerra! Uma verdadeira guerra entre a vida e a morte. Assassinatos, pessoas que morrem sem atendimento médico, ou que tiveram o atendimento errado,  crianças que têm a sua vida tirada antes mesmo de tê-la iniciado, pessoas que morrem nos assaltos sem mesmo terem reagido, menores que se aproveitam da impunidade apoiada pelo Estatuto do Menor e do Adolescente para matar quantos quiserem,  a lei fraca que acaba soltando o criminoso antes de cumprir a sua pena, acaba estimulando-o a cometer novos crimes bárbaros.
         Assistindo o noticiário, ficamos apavorados, e com medo não só de andar na rua, como de ficar em nossas próprias casas, pois a violência tomou conta da sociedade.
         Outro dia um incrédulo disse: Onde está Deus? Ele não faz nada?  Ele está assistindo tudo isso e nem tem pena dos inocentes que sofrem por causa de tanta injustiça?
         Examinando as escrituras e principalmente o Evangelho de Jesus Cristo, vemos que  Deus está sereno por dois motivos:
1-Ele respeita a nossa liberdade de seguir o caminho que quisermos. O caminho do bem ou o caminho do mal. Portanto, Deus não tem culpa do uso que fazemos da nossa liberdade. É muito fácil botar a culpa em Deus, quando as nossas decisões dão tudo errado.
2-Deus deixou para o mundo seus anunciadores, seus escolhidos que anunciam a sua palavra, advertindo os demais sobre os perigos de uma vida sem limites.
Porém, acontece que uma grande maioria da humanidade ficou surda diante da palavra de Deus. Preferem ouvir outros sons.
         Paulo em sua carta nos trás um exemplo bem claro sobre o que consiste a  discriminação.  Um exemplo de como nos tornamos juízes dos nossos irmãos usando critérios injustos.
         Infelizmente, a discriminação está nos lugares onde jamais imaginaríamos.  Ela está também entre as pessoas que se julgam santas, fraternas e educadas. É a discriminação velada, disfarçada de outra coisa como por exemplo, disfarçada da própria correção fraterna. Assim, com a desculpa de corrigir o nosso irmão que não é do nosso nível, nós o ignoramos, não brincamos com ele, não lhe damos a mão,  não o acolhemos, não o convidamos para fazer parte do nosso convívio, não pedimos a sua opinião, em fim, o evitamos pois não é nada agradável a sua companhia.
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!") 
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade.
         O homem mudo não fala por que não ouve. Nós falamos porque  ouvimos. Se não ouvirmos nenhuma palavra, não pronunciaremos palavra alguma.  Seres humanos criados na selva não falavam língua nenhuma, porém imitavam o som dos animais que desde pequeno estavam em seu redor.
         Da mesma forma, se não escuto falar de Deus, se não leio nem vejo nada referente a Deus, o que vai acontecer?  Eu serei incapaz de falar de Deus ao meu irmão, e este, por sua vez, não poderá se converter. Ele estará como um surdo para Deus, e isso vai gerar o que está aí  na nossa sociedade. Infelizmente, o  mundo de hoje não está mais ouvindo quase nada sobre Deus. Mais está ouvindo e vendo coisas outras, que leva a muitos a seguir o caminho errado com a maior facilidade, com a maior naturalidade. E as conseqüências disso  estamos vendo e sentindo na própria pele, ou melhor, estão na nossa vida diária.
         Jesus torna nossos olhos e ouvidos atentos a realidade desse mundo, com seus perigos e aberrações causadas pela nossa surdez diante da sua palavra.
Por outro lado, Ele dá força para quem quiser, para quem aceita o seu convite, para que possa denunciar as injustiças, e proclamar as maravilhas do Reino de Deus
Irmãos. Abramos os nossos ouvidos para ouvir a palavra de Deus, que está no sermão da missa, na Internet, nos Evangelhos, nas cartas,  e na boca daqueles que ouvindo chamado de Deus, saíram por aí anunciando a palavra de Deus a quantos querem ouvir.
         Caríssimos: Vamos escutar praticar e ensinar a palavra de Deus, antes que esse mundo se torne inabitável de vez!

José Salviano.

Um comentário:

  1. gostei desta reflexão, achei bem interessante e real. vai me ajudar em minha reflexão na celebração que vou presidir. odila ministra

    ResponderExcluir