.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 5 de agosto de 2012

Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas foi assim desde o início. - Missionários Claretianos


Sexta-feira, 17 de agosto de 2012
19ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Anastácio de Terni (bispo), Beatriz da Silva (virgem, fundadora das Concepcionistas), Clara da Cruz de Montefalco (virgem), Elias de Enna (monge), Eusébio (papa), Jacinto de Cracóvia (presbítero), Joana Delanoue de Saumour (fundadora), João de Montemarano (bispo), Liberato e Companheiros (monges, mártires), Mamede (mártir, filho dos mártires Santa Rufina e São Teodoro), Nicolau Politi (eremita na Sicília).

Primeira leitura: Ezequiel 16, 1-15. 60.63
A tua beleza era perfeita, devido ao esplendor com que te cobri; e te prostituíste. 
Salmo responsorial: Isaías12, 2-6
Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes. 
Evangelho: Mateus 19, 3-12
Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas foi assim desde o início. - Missionários Claretianos


Em Israel existia uma maneira de dissolver o matrimonio com a chamada de “ata de repudio”, mas somente os homens tinham direito a este privilegio. As causas do repudio iam desde as mais sérias como o adultério ou prostituição, até as mais triviais, como as habilidades em cozinhar ou o uso de vestimentas, como o véu.
Desse modo, em uma sociedade patriarcal onde os homens tinham poder, as mulheres casadas tinham seus direitos ditados pela vontade do marido. O ensinamento de Jesus detém essas práticas e prega um retorno à unidade original, na qual homem e mulher são iguais por serem imagem de Deus. A dureza que Jesus atribui a seus interlocutores, ainda que autorizada pela lei, refletia mais a inflexibilidade da sociedade do que a vontade de Deus.
Nossas sociedades atuais têm também maneiras questionáveis de distribuir o poder e muitas pessoas ficam subordinadas ou em estado de servidão por falta de recursos econômicos, educacionais ou de reconhecimento social, sem se importar se são mulheres ou homens, crianças ou anciões. Ainda existem costumes ou maneiras de pensar entre nós que são expressão do machismo e do patriarcalismo. Qual seria a atitude de Jesus diante desses costumes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário