.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

“Não imiteis os fariseus e os doutores da lei” - Claudinei M. Oliveira.



Sábado, 25  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt  23, 1-12

            Diante da multidão Jesus pregava acirradamente contra os detentores do poder. Incentivava o povo a não imitar os sábios, pois anunciam uma coisa e pratica outra, ou seja, tinham conhecimento da Sagrada Escritura e não zelavam por bons preceitos.
Para Jesus o homem deve prevalecer das doutrinas que alimentam a vivacidade, a alternância, o altruísmo, a misericórdia, a justiça e a solidariedade. Já  o homem que afirma estar ao lado do povo, goza de privilégio, coloca fardos pesados nas costas dos pequenos, senta-se na primeira fileira de bancos na igreja e adora ser chamado de mestre, senhor, detentor de saberes, não é digno de ser cultuado e nem exemplificado.
O homem que prega teoria da bondade e comete prática abusiva contra a sociedade está cometendo um erro grave, pois ninguém é maior do que o outro na terra; todos são irmãos e todos têm os mesmos poder em igualdade.
Cada homem é responsável pelas coisas boas e por todos que o cerca. O tratamento dado a uma pessoa deve ser estendido a todos da comunidade. O respeito é fundamental para o crescimento, o engrandecimento e a harmonia num conjunto de pessoas. Como pode haver harmonia num espaço se  um prefere ser chamado de mestre, guia ou conselheiro? E os demais que tem a mesma perspicácia? Como  ficam?
Somente um é o Mestre Senhor, Guia e Criador, este alguém todo poderoso é DEUS. Ninguém pode ser maior do que Ele. Todas as glórias e aplausos devem ser dados a Deus, Pai, justo e misericordioso. Enquanto na terra deve existir a prática da maleavidade entre os seres que buscam a Deus.
Jesus foi um Mestre de coragem e determinado. Sabia onde poderia atacar. Não perdoava as injustiças sociais. Sempre pregava enveredando para a libertação. Queria que todos os homens  vivessem de maneira impar. Entretanto, ao perceber que alguns usavam o povo para alcançar privilégios não deixava barato. Ele denunciava  abertamente sem piedade.
O bom do legado de Jesus foi a prática do esclarecimento. Deve-se o homem observar atentamente as estratégias deste  Mestre para mesclar sua atitude de cobrança. Não é possível que o homem hoje descubra tantas maldades, tantas explorações, tantas pieguices e não tenta pelo menos desmarcar tais atitudes!  Na perversidade de hoje são milhões  abandonados pelas ruas, direitos a vida sendo manipuladas, vidas sendo estupradas baratamente, jovens sendo alienados para a prática do mal, famílias sendo destruídas pelos meios de comunicação e não se faz nada para amenizar a situação.
O que vemos são bandos de pessoas arruinando vidas e destruindo essências de milhões de pessoas sem pudor e remorso tudo em nome do poder terreno. Fazem a maldade sem temer conseqüências, pois sabem que eles mandam e o povo deve obedecer quietinhos no seu lugar se quiser viver por mais alguns anos.
No coração destes indivíduos escrupulosos não existe espaço para Deus e nem para a bondade. O espaço que tem é preenchido de ódios, destruição e cobiça.
 Portanto, fica a deixa de Jesus: não imiteis os doutores da Lei e nem os fariseus, pois eles são pessoas a dar exemplos, mas por cobiça viola o direito a vida. Seja humilde e simples, mas não se esqueça de abrir os olhos para não ser devorados pelos lobos sedentos. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário