.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 12 de agosto de 2012

O acolhimento fraterno aos pequeninos! - Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR




SÁBADO 18/08
Mt 19,13-15

Vejam que mensagem bonita esse evangelho de apenas três versículos nos traz hoje: O acolhimento fraterno aos pequeninos! Mas, quem são os pequeninos?
O evangelho nos fala de crianças. No entanto, se levarmos em consideração que as crianças e não só elas, também as mulheres, não tinham valor nenhum, perceberemos que Jesus acolhe, com imenso carinho, todos esses aos quais podemos chamar de pequeninos.
A atitude de Jesus mostra que não devem existir diferenças entre nós, pois somos todos iguais perante Deus. Assim, ninguém é melhor que ninguém e todos precisamos uns dos outros, somos dependentes da caridade e da solidariedade de nossos irmãos e irmãs. Por isso, os ensinamentos de Jesus contrapõem toda a ideologia daquela sociedade marcada pela exclusão e opressão de seu tempo.
Interessante, também, foi a atitude dos discípulos que repreendem as crianças que estavam se aproximando de Jesus. A atitude dos discípulos não foi a de acolhimento e sim de afastamento e exclusão. Por isso, em resposta à atitude de seus seguidores, Jesus diz: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”.
Dizendo essas palavras, Jesus nos ensina o acolhimento que para a realidade de seu tempo (já vista acima) e também para a nossa realidade hoje, deve ser um acolhimento que vai para além das aparências e exige uma grande abertura de coração e de consciência de valores que cada um de nós carrega dentro de si.
Dessa maneira, o evangelho questiona as nossas atitudes diante das pessoas. Como tem sido o nosso acolhimento? O que está mais forte em mim, a atitude de Jesus ou a de seus discípulos? Que os ensinamentos de Jesus passem da mente ao coração e transformem o nosso jeito de ser, pensar e agir!

Acolhidos por Jesus, sejamos também acolhedores!

14/08/2010 – Mt 19, 13 - 15 – Uma lição de acolhimento!

 Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR  (lc_viola@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário