.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

“O casamento é para vida toda” - Claudinei M. Oliveira.



Sexta - feira, 17  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt 19,3-13

Na reflexão de hoje buscamos compreender o diálogo entre os perversos  e o Mestre a cerca do relacionamento entre o homem e a mulher. Assim os fariseus tentam revelar quem é Jesus.  Bem que os fariseus podiam aquietar-se diante de um homem que puxava multidões, mas a curiosidade era tamanha que renderam advertência espetaculares.
O questionamento feito a Jesus é se podia um homem divorciar-se de sua esposa. Jesus respondeu prontamente que não. Esta lei foi criada por causa do coração de pedra dos homens e do desassossego pertinente a Moisés como relata o evangelista: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir  a sua mulher e se casar com outra comete adultério” (vv 8-9).  
Assim, não suportando mais a pressão dos traidores Moisés rendeu-se diante do pedido. Mas Jesus adverte o que Deus uniu, o homem não separe! (v. 6).
O matrimônio é a expressão íntima de um homem  e uma mulher. Desde a criação Deus fez o homem e a mulher para viver juntos e gozar os prazeres da criação. Mas a cobiça, a inveja e a avareza provocam a separação de uma união que seria para toda vida. Feitos um para o outro as promessas de fidelidade e a entrega em todas as circunstâncias da vida  deverá ser para sempre. Não pode acabar num simples pedaço de que papel  assinada por um juiz.
No mundo moderno em que vivemos estamos diante cada vez mais da desunião entre os casais. A telenovela ensina a cada capitulo que a fidelidade num casal  é ser piegas demais. Para que viver juntos se tem algo melhor? Para que ser fiel? Não devemos ser careta, é enjoativo permanecer com o mesmo parceiro (a) para sempre! Como a carne é fraca  e a fé é pouca, logo cai nas graças da traição, do adultério, do ficar por umas horas no motel e  tudo voltará ao normal quando pisar na casa. Sabendo ele (a) que estará cometendo um grande erro aos olhos de Deus.
Seja na alegria, na tristeza ou na saúde, o casal é a dádiva de Deus para regulamentar o amor fraterno. Quando alguém entra em nossa vida, estou também entrando na vida do outro. Portanto, esta união selada pela igreja deverá ser duradoura. É claro que muitas coisas o casal vão ceder um para o  outro para tornar uma só carne e um só corpo. Mas quando um assume o outro a expressão de Deus está  contrito nas ações do casal.
Portanto, o sofrimento do casal que não vive bem chega aos filhos. O desrespeito e a violência se apegam em toda a família. O rastro deixado não agrada quem deu a vida  e ofereceu o amor para partilhar nas horas difíceis. Logo, o homem é a mulher foram feitos um para o outro com intuito de viver as Graças do Pai. Que assim seja. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário