.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

“...o que sai de dentro de nós é que nos torna impuros...” - José Salviano

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 02 de setembro

ESTAMOS INICIANDO O MÊS DA BÍBLIA

“...o que sai de dentro de nós é que nos torna impuros...”

Mc 7,1-8.14-15.21-23

Prezados irmãos. No Evangelho deste domingo Jesus nos ensina a separar as coisas. Ele nos mostra a diferença entre os ensinamentos de Deus e a tradição humana.
Jesus não está querendo dizer que devemos ser uns porcos, ou que não precisamos ter hábitos de higiene. Pois sabemos que 80% das doenças são causadas pelo contágio, especialmente pelas mãos mal lavadas em contato com os alimentos.
         O que Jesus está nos advertindo é sobre o exagero dos judeus com reação da tradição, os quais valorizavam  muitas práticas religiosas que eram verdadeiros absurdos, deixando de lado a prática da verdadeira fraternidade. Eles lavavam de maneira especial  e quase solene, os copos, jarras e vasilhames de cobre. Chegavam ao absurdo de tomar banho antes das refeições. No entanto, de suas bocas saiam sempre palavras de desprezo, ofensas e  de exclusão aos humildes. E isso continua acontecendo hoje. Muitos são preocupados com a aparência, preocupados em serem apenas educados, porém vivem arquitetando expedientes e manobras sujas para prejudicar os irmãos.
         Jesus se irritou com fariseus e disse: - Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. 
Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.

         Lavar as mãos antes das refeições, é uma norma básica de higiene. Porém, os fariseus seguiam cegamente a tradição, exagerando nos rituais com a água mais  não praticavam corretamente a caridade com  a maioria do povo excluído.
         Isto é muito parecido com o que fazem algumas pessoas colunáveis que super valorizam a “educação”, no sentido de serem simplesmente corteses e delicados uns com os outros, e apenas entre eles, isto porque, só se relacionam com pessoas do seu nível sócio-econômico. No entanto, a caridade  em si, nem a conhecem como nos foi ensinada por Jesus Cristo.
Pois se eu saio por aí distribuindo sorrisos na maioria sorrisos falsos, esperando colher uma boa retribuição, ou recompensa, perante  a Deus eu não estou fazendo nada de importante, além de ser um falso e egoísta. Por outro lado, se me esforço para contribuir pelo bem da humanidade, se me comunico com o meu irmão com sinceridade, e na prática do amor fraterno, mesmo  tendo de corrigir aquele que erra, eu estou muito mais próximo do Plano de salvação.
         Uma coisa é ser educado e agradável aos demais apenas por interesse, e outra coisa é ser caridoso, sem esperar nenhum retorno.
         Que Deus nos ajude a sermos autênticos e sinceros cristãos, empenhados em amar uns aos outros com gestos e palavras sinceras, e não com atitudes de falsidade, e de hipocrisia.
A higiene é importante para nos prevenir das contaminações, porém, o que mais prejudica e contamina a nossa alma impedindo-a de merecer um dia a vida eterna, são as maldades, e as injustiças que brotam do nosso interior, geradas pelo nosso egoísmo e pela nossa fraca fé.
         O estilo de vida que mais agrada a  Deus nosso Senhor, é fazer opção pelo seu projeto de salvação, sem restrição e sem reservas, e que se realiza na prática do amor fraterno e da caridade.
         Prezados irmãos. Ao iniciar o mês da Bíblia, vamos acolhê-la e reverenciá-la como nunca o fizemos, com alegria e muita fé, fazendo do seu conteúdo, o nosso estilo de vida, pois a Bíblia é a nossa proposta de salvação deixada por Deus. Deixemos que ela sempre ilumine, guie, dirija e fortaleça a nossa trajetória de vida aos olhos do Criador.

DE NADA ADIANTA DECORAR A BÍBLIA E CARREGÁ-LA DEBAIXO DO BRAÇO. MAIS SIM,

LEIA E VIVA A BÍBLIA.
José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário