.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

“Quem é Jesus?” - Claudinei M. Oliveira.



Quinta - feira, 09  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt 16 13-23

            A  reflexão deste Evangelho nos instiga a pensar um pouco: quem é Jesus?
Não que já temos as respostas prontas. Seria muita ousadia definir a pessoa de Jesus diante do enorme legado de luta deixado para as gerações.
 Nos Evangelhos Jesus é apresentado como um Messias que anuncia as coisas boas do Pai  e ao mesmo tempo cobra de cada novo cristão discernimento e atitude de justiça.  Ele não tem medo de falar a verdade e toma partido a favor dos pobres e desvalidos. É um homem de coragem. Tanto que sabia do sofrimento nas mãos dos doutores da lei, dos anciãos e dos sumos sacerdotes em Jerusalém. Mesmo sabendo das dificuldades projetou tudo aquilo que estava determinado pelo Pai.
Jesus é um empreendedor. Por onde passava suas metodologias eram acatadas e vividas. Arremessava nos corações dos homens acalentos de cumplicidade. Prendia multidão e a fazia idealizar projetos descritos por ele.  
Na frente do povo demonstrava o necessário para consolidar suas metas através dos milagres, da cura e da expulsão do demônio.  Assim, o que falava persuasiva o povo e este O seguia alegremente.
O projeto de vida, de amor, de justiça, de solidariedade, de ajuda mútua era evidenciado por todas as cidades que Jesus passava. Sabia que seu gesto era levar o  povo a compreender a libertação.
Então Jesus foi um grande libertador. Sim, foi verdade. Pois na pedagogia de Jesus a instrução era clara e concisa: vinde a mim, conheça meus projetos e liberte de todas as injustiças. Ficava evidente para cada um que somente a crença e o serviço poderiam salvar o homem das mãos dos aproveitadores. Logo, essa saga deveria ser conhecida como: libertação.
Portanto, confiar e acreditar em Jesus é ter a certeza de que vale a pena buscar a mudança através da libertação.  No projeto de Jesus ao  homem não pode ser  negado as vicissitudes da alegria e bem estar social. O homem deve viver livremente para agir em comunidade e em harmonia com o céu. Veja que Jesus disse a Pedro, seu discípulo amado, a frase da confiança: “Tu és Pedro, e sobre está pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (vv 18-19)
Agora perguntamos para nós mesmo: temos está confiança em Jesus? Será o que estamos fazendo está agradando a Deus para que tenha confiança em nós?  Somos igreja viva do Cristo? Plantamos o amor na comunidade? Somos leais aos projetos de Jesus?
Enfim, Jesus foi o verdadeiro Mestre, Líder, Empreendedor, Messias, Servo a serviço do povo, ou seja, Jesus foi o grande anunciador e transformador de vidas  num mundo corrompido pela vaidade.  Seu exemplo de vida não é para ser apreciado, mas para ser vivido na prática. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário