.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

“Quem é o maior no reino dos céus?” - Claudinei M. Oliveira.




Terça - feira, 14  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt 18 1,-5.10.12-14

            A reflexão deste Evangelho nos faz pensar um pouco sobre a prática do homem, ou seja, qual a maior virtude na prática para aproximar do reino dos céus? Como devemos agir para construir um reino de justiça e de amor? Enfim, qual a tarefa aplicável para render a solicitude da paz no conforto da sociedade?
            Os discípulos perguntaram a Jesus quem é o maior no reino dos céus. A resposta foi enfática: ser como uma criança.
            Isto corresponde, de certo modo, que o homem deve agir como as crianças, ou seja, não carregar mágoa, ódio ou rancor em seu coração. A criança tem a pureza da inocência em seu ser, ela olha para o mundo e a constrói de acordo com seus ideias de bondade. Não pensa alto e nem maldade para realizar a sua tarefa. Na simplicidade a criança conquista o amor do adulto  na maior harmonia possível.
            Logo, para estar no reino dos céus é preciso rever atitudes que negam a vida, a dignidade da pessoa, o respeito, a ética e a moral. Se não agir inocentemente (sem interesse em privilégios) não poderá estar no reino da glória celestial. Mas quando deve começar a agir para o bem estar da comunidade?
            Tudo deve ser observado nas pequenas práticas diárias. Um simples bom dia, boa tarde ou como vai, já mostra atitude de respeito, de complacência no meio social. Ser caridoso com o outro e não vê-lo como adversário, mas como companheiro que está na mesma batalha e tem a mesma missão. Ir ao encontro do outro, dos menos favorecidos que são rejeitados pela sociedade organizada, propor mudanças a partir de sua ação, isto é, agir com firmeza na espera da  libertação.
            São várias maneiras que o homem pode agir para aproximar da atitude de uma criança na intenção de ser relevante no reino dos céus. Mas não se pode esquecer-se da pureza e da entrega que são característica da criança.
            O mundo ensina o homem a ser muito esperto. Dá aula de como vencer o outro ou de como conquistar a fama mesmo à custa do outro. O mundo insere o encardido no ego do homem somente para vê-lo forte e praticando o mal. O  mundo quer destruir o homem sem o mesmo perceber que está sendo destruído. O mundo é perverso.
            Tanto que  Jesus  faz esta comparação do reino dos céus com uma criança porque no tempo dele o mundo já estava sendo corroído pelos poderosos que detinha o poder em suas mãos. A prática dos grandões não permitia que os pequenos abastecessem de ternura, de paz e de amor. Deixava o pequeno isolado e retirava o sangue  para completar suas riquezas.
Então Jesus observa essa podre sociedade e afirma que o verdadeiro pastor é aquele que vai ao encontro de sua ovelha perdida num rebanho de noventa e nove salvas. Isto é ternura, compromisso, simplicidade e ética. Já o homem rico, mesmo querendo ser o maior no reino dos céus não conseguirá porque sua prática inibe o crescimento do outro que tem a pureza.
Portanto, o maior no reino dos céus será aquele que não guarda rancor em seu coração e faz tudo para agradar os filhos que lutam para uma vida melhor. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário