.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

“Seguir Jesus significa abandonar as práticas mudanas” - Claudinei M. Oliveira.



Terça - feira, 21  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt  19,23-30

            “E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna” (v. 29). Com essas palavras Jesus respondeu as angústias de Pedro, pois havia abandonado tudo para segui-Lo e tinha ouvido da boca do Mestre que “é mais fácil um camelo entrar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”. (v. 24).
            Seguir Jesus e pregar o reino da verdade e da justiça  não é uma tarefa fácil, exige renúncia, coragem e discernimento nas palavras para criar êxtase na consciência de muitos que não enxergam o reino como extensão nas práticas da solidariedade e entrega total.
            De certo modo o homem  cercado de posses  tem metodologia diferente do profeta anunciador. Ele pensa nos meios necessários para assegurar seus bens a fim de manter os privilégios. Para tanto, desfazer dos bens materiais com intuito de preservar a salvação não pode ser levado a sério, pois os prazeres mudanos são aviltantes, enaltecem o ego do sujeito e o deixam acima de tudo.
            Já o profeta seguido de Jesus que anuncia o reino da libertação precisará de destreza no discurso e prática coerciva para levar a mensagem de um mundo novo capaz de privilegiar a plenitude da salvação no plano da fé no lugar do mundo dos homens que segrega e mutila a unidade entre os irmãos.
            A certeza da entrega para anunciar o reino de Deus está nas palavras de Jesus: “(...) também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze  tribos de Israel”. (v. 28). Ou seja, aquele que trabalhar para o reino não permanecerá no mundo dos homens egoístas e perversos, mas receberá as graças de Deus para juntos com o Pai estar no céu para cumprir a Vossa Palavra.
            Não adianta querer ser o primeiro ou acreditar que as pequenas ações de caridades já asseguram a vida eterna. Nem sempre o primeiro terá o sinal da porta do céu, pode ser que o último possa ser o primeiro. Isto vale para a sociedade em díspares com os cidadãos. Isto é, muitos acreditam que ajudar o outro com as sobras miseráveis já estão fazendo o suficiente para ganhar o reino de Deus. Porém, se não  estiver imbuído da humildade, serenidade e entrega total, sua ação não passa de meras reproduções do modo capitalista, que prioriza o acúmulo de capital.
            Jesus é bem claro no Santo Evangelho: é preciso voltar-se para o Pai e clamar por piedade dos pecados e agir de acordo com os princípios dos mandamentos. Mas, quais mandamentos devem seguir: amar a Deus sobre todas as coisas e amar o outro como a si mesmo, dar suas posses aos necessitados  e anunciar para todas as gerações o nome de Deus como bem-comum.
            Claro que muitas barreiras o profeta vão encontrar, porém com  fé e a determinação de levar o bem para todos na placidez do Pai tudo poderá dar certo. Deus não abandonará nenhum de seus filhos seguidores e nem provará sua fé. Acredite no Pai e bom anúncio. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário