.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

“Um bem humorado bate papo com Mateus” - Diac José da Cruz



TERÇA FEIRA DA 21ª SEMANA DO TC – 28/08/2012
1ª Leitura 2Tessalonicenses 2,1-3 a. 14-17
Salmo  95 (96) “O Senhor vem julgar nossa terra”
Evangelho  Mateus 23, 23-26
“Um bem humorado bate papo com Mateus”

       Embora pareça tão claro por ser quase que uma repetição do de ontem, achamos oportuno aprofundar  a reflexão em uma conversa com o autor desse evangelho
Anônimo __São Mateus, parece que logo de início Jesus está dizendo sobre dízimo, que o pessoal pagava em espécie, parece que ele não quer que pague o dízimo?
São Mateus __( rindo) Nada disso, o que o nosso Mestre dizia, em mais esse confronto com os Fariseus, era exatamente que não adianta só pagar o Dízimo e achar está muito bom.
Anônimo _____ Olha que coisa, pensei mesmo nisso, da pessoa ofertar o dízimo e achar que é uma prestação paga, para ter direito a ir para o céu!
São Mateus____Bem pensado, é por aí mesmo, os Fariseus cumpriam a lei ao pé da letra, nos mínimos detalhes, mas naquilo que lhes interessava. Eles deixavam de lado as coisas mais importantes.
Anônimo _____  Pagavam o dízimo em espécie até de plantas rasteiras como a hortelã e a erca doce, mas parece que Justiça, misericórdia e fidelidade, não era com eles?
São Mateus ____ Isso mesmo, e você sabe o que isso significa?
Anônimo ____ Que falta sinceridade e coerência, seria isso?
São Mateus ____Exatamente, e quando faltam essas duas coisas, sinceridade e coerência, cai naquele adágio popular que vocês conhecem “Por Fora bela viola, por dentro pão bolorento”.
Anônimo ____Ah entendi...Religião brota aqui de dentro, é coisa do coração, é uma postura íntima Eu e Deus....
São Mateus_____ Exatamente. Vive-se a Fé e a celebra em Comunidade, mas cada um deve ter para com Deus essa relação íntima, da qual toda a exterioridade é apenas um sinal.
Anônimo ____Mas São Mateus, e quando a coisa fica apenas no sinal exterior, porque parece que isso que está tirando o Mestre do Sério diante dessa gente falsa e fingida?!
São Mateus ____ Certo! Quando isso acontece você tem o Farisaísmo e a Hipocrisia, em lugar da sinceridade e do testemunho, apresentando-se uma vida de Fé, mas que é só de fachada, sem compromisso com os irmãos.  Mas você que está aí na Pós modernidade, diga a palavra final, olhando para a sua comunidade e para você mesmo....
Anônimo ___Bom, Jesus pede para que tiremos a máscara, para que pareçamos menos e façamos mais. Vixe! A coisa não é lá com eles há dois mil anos atrás, o assunto é com nós da Igreja do ano 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário