.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA”? - Olívia Coutinho



XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 28 de Outubro de 2012

 Evangelho - Mc 10,46-52

Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, quase sempre não enxergamos o irmão que sofre, os que estão esquecidos às margens do caminho,  necessitados de uma mão estendida que o ajude a reerguer-se.
Às vezes,  preferimos ser  "cegos", diante as inúmeras injustiças que desfilam a todo instante  diante dos nossos olhos, para não nos comprometer, achamos que estas injustiças, não é problema nosso. Mas Jesus vem nos mostrar o contrário, nos afirmando com o seu próprio testemunho, que podemos e devemos fazer  algo em defesa dos empobrecidos.  
Jesus, no seu infinito amor,  vem nos libertar da pior de todas as  cegueiras: a cegueira de quem não quer enxergar.
A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança, os seus ouvidos capita o grito dos excluídos!
As ações vivificantes de Jesus, nos desperta para a responsabilidade que devemos ter, não somente com a nossa vida, mas também com a vida do outro!
Como seguidores de Jesus, somos co-responsáveis pela vida do nosso irmão!
O maior testemunho do cristão, é o amor a Deus e ao próximo, aí se resume a lei e o sentido do grande mandamento que nos faz entender que é amando o próximo que amamos a Deus!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas gostavam de ouvi-Lo, de buscar  Nele a cura dos  seus males, mas nem todos eram curados, muitos ainda não tinham uma fé consistente  que tocasse Jesus: “Vai, a tua fé te curou”.
O evangelho de hoje, nos presenteia com o belo relato de uma cura milagrosa realizada por Jesus, revelando definitivamente a presença do Reino de Deus  entre os homens.
Caminhando para Jerusalém, juntamente com os seus discípulos e uma grande multidão,  Jesus, passando pela cidade de Jericó, sente ressoar nos seus ouvidos, um pedido de socorro. O grito partia de  um cego chamado Bartimeu,  cuja cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritualSentado à beira do caminho, aquele cego percebe o que muitos de nós, ainda hoje não percebe; a passagem de Jesus pela nossa vida! A  fé do cego de Jericó, ainda que imperfeita, era mais luminosa  do que a vista dos que enxergavam 
 Bartimeu, reconhece em Jesus a presença transformadora do poder de Deus, um poder que liberta os excluídos, estes, que são  jogados à beira do caminho, por uma sociedade que tenta abafar o sua voz .  O grito do cego  incomodou aqueles que  não queriam que Jesus interrompesse aquela caminhada, mas  quanto mais tentavam calar a sua voz, mais alto ele gritava e o seu grito de fé, tocou Jesus: “Filho de Davi tende piedade de mim”!
Tomado de compaixão, Jesus para e  diz: “Chamai-o”! Os mesmos que tentaram calar a voz do cego, agora o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você". Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que possuía; um manto e vai ao encontro de  Jesus.  Dirigindo-lhe  a palavra, Jesus pergunta: “O que você quer que eu faça?”  - “ Mestre, que eu veja”!
A resposta de Jesus, como sempre, uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem: "Vai a tua fé te curou." No mesmo instante  aquele que era cego, passou a enxergar. Sua cura é fruto da sua fé. 
Curado, ele faz do caminho de Jesus, o seu caminho, tornando um seu fiel seguidor, um modelo para todos nós, que queremos “seguir Jesus, rumo a uma nova Jerusalém. 
A princípio, pode nos parecer estranho Jesus ter lhe perguntado: ”Que queres que eu faça por você”?   Certamente Jesus sabia o que ele queria, mas Ele desejava ouvir dos seus próprios lábios. Com isto, Jesus  nos ensina que  a oração é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus, um pedido:é uma oração!
 Era importante curá-lo por inteiro, tomá-lo pela mão e colocá-lo de pé, inserindo-o na sociedade.
Ao ser curado, Bartimeu  sente ampliar  a sua visão espiritual, ele não foi embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, não ficou  mais sentado à beira do caminho, mas no caminho...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário