.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“Jesus: o Caminho para o Pai”- Claudinei M. Oliveira.


Sexta-feira, 04 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 14,1-6
           
“Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim” disse Jesus.
            O evangelista João alerta sua comunidade da importância de seguir o Mestre Jesus como o Caminho que leva para o Pai Celestial. Aquele que queira chega às glórias da vida eterna não poderá medir esforço na caminhada, primeiramente deverá conhecer por dentro o amável Jesus e suas obras, praticar a justiça e a fraternidade, amar todos os irmãos sem distinção de raça, cor ou religião e estar atendo para o chamado ao trabalho na messe. Quanto mais comprometimento dispor o cristão, mais perto do Pai estará.
            Jesus consolidou nas práticas comunitárias sua ação vivificadora da eterna solicitude do bem-estar, sempre discursou para multidão com intuito de alertá-los quanto a necessidade de seguir um caminho correto e sereno, Jesus pregou  ações concretas que desmascarou todo o poder famigerado já instalado no seio da sociedade, poder este, que matava e definhava todo povo escolhido. Para sair desta situação de mal estar era preciso acreditar no Filho do Homem e fazer valer novo ardor missionário, mas um ardor de libertação.
            Todavia, o ardor missionário da libertação requer praticidade autêntica, isto é, ir para o campo e não tão somente teorizar, esbanjar discurso, falar bonito, querer ser criativo, mas agir de modo agradável  com soluções e direcionamentos que liberta o oprimido, executar ações concretas, ir à frente da multidão isolada, entristecida com firmeza, não ter medo de nenhum obstáculo. Tudo isso só acontecerá se tiver fé e compromisso com o projeto do Reino de Deus.
            Por que Judas  não conhecia o Caminho que leva ao Pai? Claro, não conhecia o caminho porque não tinha fé e nem amor, tanto que entregou Jesus para os soldados romanos por parcos recursos, ou seja, traiu seu Mestre com um beijo. Assim, a traição é uma tentação do encardido que penetra no coração do homem, provoca a destruição do ser, às vezes,  coloca-o acima do próprio Cristo, deixa a pessoa cega, surda e coxa. Não tem forças para Deus e nem coragem de seguir os ensinamentos da fé e do serviço.
            Com toda certeza Deus espera ansioso por cada filho e filha no céu. Logo Ele que fez tudo para concretizar a harmonia e o prazer entre os homens. Não que Deus é exigente, só pede o comprometimento de cada um, dedicação fervorosa. Para quem acredita e busca neste Deus vida longa, não tem medo e faz tudo com carinho.
            Mas diante de nossa realidade seguir Cristo Ressuscitado não é tarefa fácil. Existem muitas alternativas para viver e gozar uma vida de prazer mundano, uma vida na luxúria, na cobiça, na morte, na desarmonia, na discriminação e tantas outras vidas que levam ao caminho da perdição da alma. Sem sombras de dúvidas, seguir estes caminhos alternativos atraentes, coloridos e cheios de graça, torna-se mais fácil, dá sensação de êxtase momentânea, mas são puras ilusões e devaneios. Não firma o homem no projeto de Deus. Não acomoda o sujeito para o Pai, mas carrega o homem sem fé para o encardido.
            Deus não quer isto para seu povo. Ele quer que todos cheguem à salvação perfeita para viver ao lado daquele que fez os céus e a terra. Por isso enviou seu único filho, o Verbo, no meio do homem, para formar comunidade séria com proposta de libertação, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos para cumprir as promessas do Senhor aos povos antigos.
            Enfim, a adesão a Jesus e à sua prática em favor da vida faz com que as pessoas se tornem filhas de Deus, formando uma só família com Jesus e o Pai. Assim seja, amém.
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário