.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

-O Batismo de Jesus - J. Salviano


BATISMO DO SENHOR

Domingo 13 de Janeiro 2013

Evangelho de Lucas  (2,1-12)
  
         

Prezados irmãos. Hoje estamos aqui reunidos para concluir as celebrações natalinas e celebrar o batismo do Senhor Jesus.
         Jesus precisava mesmo ser batizado?  Veja. Assim como Jesus não precisava rezar, e o fez para nos dar o exemplo, o seu batismo foi para nós um exemplo, além de ser um chamado de Jesus, para que o seguíssemos. Para apoiar o trabalho missionário de João Batista, Jesus se pôs na fila dos que iriam ser batizados por ele. E João surpreso, disse: Eu é que devo ser batizado por ti...
         E o Espírito Santo desceu sobre a forma de uma pomba, e todos ouviram uma vós vinda do céu, que dizia: ”Tu és o meu Filho amado..."  
         O batismo de Jesus marca o início de sua vida pública. Assim, tudo começou com o seu batismo: Vida, paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
         Pelo seu batismo, Jesus inaugura a sua missão na Terra. Missão essa que termina em outro "batismo", marcado pela  morte, de sua missão de sofredor, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29), antecipa já o "Batismo" de sua morte sangrenta. O Cordeiro imolado que se submete à vontade do Pai, aceitando humildemente o batismo de morte  para a remissão de nossos pecados.
         Jesus  após sua ressurreição transfere a sua missão aos apóstolos, ordenando-os a seguirem o seu exemplo: "Ide, pois, fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei" (Mt 28,19-20).
O batismo marca a iniciação na vida cristã de todos os filhos de Deus. Porém, infelizmente, quantos hoje que não seguem o seu batismo!
         Quantos batismos que hoje são considerados apenas um evento social?  Nos quais, se tiram muitas fotos, e no final se comemora com almoço regado com muita bebida, e depois se esquece de tudo, no que diz respeito à iniciação cristã dos que foram batizados!
         Quantos cristãos batizados que hoje seguiram outras religiões ou seitas, sendo para tanto batizados de novo! Um  absurdo!
         Quantos que hoje estão na cadeia, por terem seguido o caminho do crime, por terem se esquecido do seu batismo? Na verdade, a culpa disso pertence aos padrinhos, e principalmente aos pais, que nunca acompanharam ou incentivaram este batizados a seguirem as propostas dos seus batismos.
         Quanta criança que hoje não estão sendo batizadas?  Crianças filhas de pais desgarrados da vida da Igreja, e que vivem à deriva, sem seguir nenhuma religião, longe do Evangelho, sendo que muitos desses estão envolvidos em caminhos de pecado grave!
            Na segunda leitura , Pedro afirma que no Batismo de Jesus, Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder. Também nós os adultos, temos a nossa  iniciação cristã começada desde a nossa entrada  no catecumenato, para atingir seu ponto culminante em uma única celebração dos três sacramentos: Batismo, Confirmação e primeira Eucaristia.
         Prezados irmãos. Sabemos que a gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. E compete a nós, adultos engajados na vida da Igreja pela fé, a encaminhar esses jovens e adultos, a serem batizados, e a seguir o seu batismo.  
         O batismo pode também ser feito por Imersão. E neste caso, o seu significado é que sepultemo-nos com Cristo pelo Batismo, para ressuscitar com Ele; desçamos com Ele, para ser elevados com Ele; subamos novamente com Ele, para ser glorificados nele um dia na vida eterna.
Que assim seja, J. Salviano.

5 comentários:

  1. excelente seu comentario, que Deus o proteja e faça de suas palavras o suco, que alimenta a alma e o espirito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo Seu comentario , que Jesus
    possa sempre o iluminar...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sua mensagem ,ela me ajudará a fazer a homilia, amanhã no culto de minha igreja na qual sou mensageira Ecoporanga ES

    ResponderExcluir
  4. Sabias palavras deus o abençoe.ze antonio capitolio.mg

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre leio e aprecio seus comentários. são ótimos!

    ResponderExcluir