.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

-Convertei-vos - José Salviano


III DOMINGO DA QUARESMA

DOMINGO DIA 03 DE MARÇO

CONVERTEI-VOS
            Prezados irmãos. Jesus hoje nos chama a conversão. "Se não vos converterdes, irão morrer."  Todos vamos morrer um dia. Mais Jesus está se referindo à morte espiritual a morte da alma. A morte que nos impede de vivermos eternamente na glória eterna.   Tomemos pois muito cuidado. Mesmo aqueles que já se julgam justificados e só estão esperando a sua hora,  fiquem espertos! Pois a conversão é diária. Atenção! Quem se julga estar de pé, toma cuidado para não cair. Estas são as palavras de advertência de Paulo na segunda leitura.
            Você é catequista, ministro da palavra, ou da Eucaristia, ou pertence ao grupo de orações, etc, e comunga diariamente, lembre-se que a nossa tendência é de nos considerar prontos para partir. Na verdade nunca estamos prontos,pois somos miseráveis pecadores, e  a nossa salvação depende da misericórdia e da graça de Deus. Porém, vamos supor que estejamos quase prontos. Mesmo assim, vamos vigiar e orar para não cairmos.
            "Se não vos converterdes ireis morrer..."  Esta é a advertência deste domingo, feita por Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta advertência é para todos nós, especialmente para aqueles que vivem em pecado grave, aqueles que não querem saber de Deus e de seu projeto de vida.
            Desde o início de sua pregação, Jesus começa a convidar a todos para a conversão, para a mudança de vida, o que  seria a condição principal para o seu seguimento. Como já sabemos, aquele que se converte verdadeiramente, aceita Jesus como o centro de sua vida e a razão total e permanente  da sua existência.  Podemos notar nos discípulos e nos seguidores de hoje,  essa grande manifestação da centralidade de Jesus em suas vidas, que pode acontecer tanto por meio das vocações de especial consagração, como a sacerdotal ou religiosa, como através da vocação leiga, a qual supre a carência sacerdotal no mundo de hoje,  que leva o cristão a testemunhar a presença de Jesus em todos os meios em que vive, e a ser fermento na massa humana, sal e luz no meio da sociedade, quer nos lugares onde anda, quer nos meios de comunicações: como televisão, internet, etc.
            Prezados irmãos, vamos mudar o rumo de nossas vidas, mudar o rumo das nossas preferências, nas amizades, nas diversões, nas nossas conversas, pois o que nos faz mal é aquilo que sai da nossa boca, vamos mudar os nossos caminhos  para  que possamos atender a necessidade de uma séria conversão interior e não apenas uma aparência de conversão puramente exterior.
            Como vimos nos profetas, o apelo de Jesus à conversão e penitência não visa em primeiro lugar às obras exteriores, tais como os jejuns e as mortificações, principalmente aquelas feitas às vistas de todos, mas à conversão do ser humano em sua totalidade, através da penitência interior. Sem ela, as obras de purificação continuam estéreis e de pura aparências  enganadoras: a conversão interior, ao contrário, impele a expressar essa atitude por sinais visíveis, gestos e obras de penitência. O cristão, assim como uma esponja embebida em água, demonstra a todos que ele está em Cristo e que não é ele que vive, mas é Cristo que vive nele.
Sabemos que o pecado é antes de tudo uma ofensa a Deus, uma ruptura da comunhão com ele. Ao mesmo tempo é um atentado à comunhão com a Igreja. Por isso, a conversão traz simultaneamente o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja,que é expressa e realizada liturgicamente pelo sacramento da Penitência e da Reconciliação.
            Precisamos rezar mais! Conversar com Deus não só nas horas de perigo, como o faz todo mundo na hora que a coisa fica preta, mais a todo momento, elevando o nosso pensamento ao Criador, não só para pedir, mas também e principalmente para agradecer, a vida, o alimento, a proteção, a diversão, e tudo o mais que Ele nos dá a cada dia. A oração da Liturgia das Horas e do Pai nosso, todo ato sincero de culto ou de piedade reaviva em nós o espírito de conversão e de penitência e contribui para o perdão dos nossos pecados.
Caríssimo  leitor.  É hora de conversão. É hora de mudar a nossa vida, a nossa caminhada. Conversão significa mudança de direção. Quando o instrutor da auto-escola diz para aluno. Faça uma conversão à esquerda ou à direita, é para ele virar o volante e mudar para a esquerda ou para a direita.
            Na nossa caminhada existencial, às vezes tomamos o rumo da esquerda, das coisas ruins, ou seja, tomamos o caminho do pecado. Portanto, devemos virar o volante, a direção do nosso carro, e retomar ao caminho reto, pegando a estrada reta, como disse João Batista, endireitando a nossa vereda, o nosso caminho, o nosso caminhar.
            O Evangelho de hoje nos chama a conversão, caso contrário morreremos.
            Caríssimos. Vamos traçar o caminho de volta para Deus e desfrutar  o generoso acolhimento da parte do Pai, que nos recebe de braços abertos com muita alegria. Pois há mais alegria no Céu quando um pecador se converte, do quando muitos justos se reúnem em oração.
            Meus irmãos. Vamos trocar a arma pela Eucaristia e pela oração, a agressividade pelo perdão, pois tudo isso são traços específicos do processo de conversão.
Existem diversas formas de penitência e conversão. Não nos esqueçamos de começar  pela nossa conversão e em seguida  trabalhar pela conversão dos demais irmãos. Porque ninguém se salva sozinho. 
Como já nos profetas, o apelo de Jesus à conversão e penitência não visa em primeiro lugar às obras exteriores, mas sim as atitudes e obras pessoais ou interiores:  os jejuns e as mortificações, a mudança de pensamentos, a negação de si mesmo, o firme propósito de voltar para Deus. A conversão interior é o desejo e a resolução de mudar de vida.  Sem essa atitude inicial, as obras de penitência continuam estéreis e enganadoras:
A conversão mental, dos pensamentos, é o primeiro passo para uma mudança de vida efetiva e segura. Para deixar de beber ou de fumar, eu primeiro preciso tomar consciência da necessidade dessa decisão, desse ato para o bem da minha saúde.  Quando cometemos o pecado, primeiro vivenciamos o pecado no pensamento. Por isso a conversão deve começar na nossa mente. Eu quero parar de fazer isso, eu quero largar aquele vício. Depois dessa decisão mentalizada, eu vou recorrer a ajuda de Jesus. E lembre-se, Ele está sempre pronto para nos dar a mão, como o fez a Pedro quando estava afundando nas águas. A nossa mudança de vida, mudança de direção deve começar pela nossa mente, pelos nossos pensamentos,  no nosso interior, caso contrário, não vai funcionar.
A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida,uma força, um impulso gerado pela decisão firme de largar tudo que fazemos de errado que nos prejudica, e incomoda os demais como os nossos familiares, e voltar para Deus. A penitência nos dá força para fazer  uma ruptura com o pecado, ela nos dá uma aversão ao mal e repugnância às más obras que cometemos.  Aquele  desejo e a resolução de mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça. E Deus nos acolhe de braços abertos com alegria como nos foi mostrado por Jesus na parábola do Filho Pródigo.
Salviano.

7 comentários:

  1. Muito bom, me ajudou e muito a preparar o comentário para a missa.
    Que Deus nos abençoe...

    Ass.: Marcilene, com São Benedito. Paróquia Imaculada Conceição. João Pinheiro MG.

    ResponderExcluir
  2. Quaresma é tempo de conversão. Vamos pedir a Deus que os políticos que roubam o Brasil respondam pelo seus atos e sejam presos, pois a saúde a segurança e a educação estão um fracasso. Que Deus seja bondoso e compassivo com os seus filhos, mas atribua a sua Justiça a todos, inclusive àqueles que querem ser um "deus dos pobres".
    Paz e Bem!
    Professor João Bosco

    ResponderExcluir
  3. MEUS AMIGOS, MUITAS VEZES DEUS NOS PUNE NAO PARA O MAL, MAS PARA O BEM, ASSIM COMO O PAI CHAMA ATENÇÃO DO FILHO SEMPRE PARA O SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL DEUS NOS PUNE SIM PORQUE QUER NOS SALVAR E NAO SIMPLESMENTE POR GOSTAR DE VER SEUS FILHO SOFREREM

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por esta bela homilia.Sempre leio -as para preparar a homilia na minha comunidade.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado,muito esclarecedor; Leonardo.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada. Linda reflexão! Parabéns a todos do site!
    Juliane, Montes Claros - MG

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a reflexão! Me fez refletir bastante sobre o processo de conversão. Que Deus nos ajude sempre a buscar todos os dias essa conversão tão necessária para uma vida mais perto de Deus. Parabéns pela criaçãodeste site ele é mais que uma ferramenta de consulta para nós católicos ele é um encontro profundo com a palavra de Deus.
    Francimeire, Boa Vista - RR

    ResponderExcluir