.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de janeiro de 2013

-Jesus foi tentado no deserto - José Salviano


I DOMINGO DA QUARESMA
DIA 17 DE FEVEREIRO

Jesus foi tentado no deserto

Caríssimos. A liturgia deste domingo nos convida a refletir sobre o jejum e sobre as tentações.
            Jesus aprovou o jejum e até disse certa vez, quando os discípulos não conseguiram expulsar alguns demônios, que aquele tipo de demônio só  conseguiria ser expulso com muito jejum e oração.   Jesus não tinha pecado mais foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para em solidão, fazer um retiro, jejuar e ser tentado.
            A alimentação regular e  sadia é indispensável ao nosso sustento, para que tenhamos saúde adequada para o trabalho e para servir a Deus com todas as nossas forças. Porém, o jejum, além da oração, é indispensável para a nossa purificação, e para vencer a todo tipo de tentações as quais estamos expostos nesta vida moderna, dominada pela ausência de limites, e que nos arrasta a todo momento para longe de Deus, para o pecado. Ao abrir um site, por exemplo, podemos nos deparar com propagandas eróticas que desviam nossos pensamentos, excitam os nossos instintos para práticas de  forma desordenada, de tal modo que se não estivermos firmes na fé, poderemos cair na tentação.
            Que nesta quaresma nós consigamos nos purificar o suficiente para merecermos estar sempre na presença de Deus, e para merecermos ser morada do Espírito Santo. Pois quem habita o abrigo do Altíssimo nenhum mal baterá a sua porta.  E quem confia em Deus, e segue seus mandamentos, mesmo se pisar em cobras e serpentes estará protegido.  Então, irmãos, vamos invocar sempre o nome do Senhor e seremos prontamente atendidos em nossas dores e tentações.  Esta é a mensagem do salmo 90 das leituras desta domingo.
            Irmãos. Não basta ter fé, se não temos a palavra de Deus gravada em nossa mente. E isso o faremos pela leitura diária, leitura não só da palavra que está na Bíblia, mas da explicação desta palavra que encontramos, por exemplo, neste Blog e outros Sites de liturgia Diária. Quando cremos, lemos e alimentamos a nossa fé pela oração, pela Eucaristia e pelo jejum, estamos preparados para pregar o Evangelho por toda parte, e assim estaremos salvos. Pois é crendo que se consegue a justiça, e é anunciando a fé que  se consegue a salvação.  "Pois todo aquele que nele crer não será confundido".  Todo aquele que crer e invocar o nome do Senhor, será salvo, não importando a raça, o credo, e a classe social.  Este é o conteúdo da carta de Paulo.
            O Evangelho nos mostra Jesus sendo tentado pelo próprio demônio. E pensar que tem gente que faz rituais de adoração ao demônio!  Que absurdo! Vamos incluir em nossas orações, pedidos de conversões desses nossos irmãos.
            O demônio nos atenta diariamente. Porém, se estivermos com Jesus, satanás não conseguirá nada.  E a nossa força para vencer as tentações, está no jejum e na oração. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação" ...  "...não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal..."  
 Sendo assim, viver longe de Deus é um risco muito grande.  Isso vemos acontecer todos os dias. Crimes bárbaros cometidos por aqueles que viraram completamente as costas para Jesus e seus ensinamentos, e que vivem a deriva, sendo presas fáceis das propostas tentadoras de satanás.
            O demônio tentou convencer Jesus a adorá-lo em troca de poderes.  Pensou que estando sem comer,  o Cristo-homem, cederia a sua tentação. Porém, o Filho de Deus não cedeu nem um milímetro.
            Caríssimos. É assim que devemos ser quando nosso colega de trabalho nos convidar a botar a mão no dinheiro da empresa, quando a vizinha vestida de forma tentadora, nos lançar um sorriso convidativo, quando na nossa ânsia de poder, formos convidados por tentadoras e DESONESTAS propostas de riqueza fácil e de cargos públicos para os quais não estamos devidamente preparados.
            Pois o pouco com Deus  é muito. Essa é uma grande verdade. Aquele pedreiro, que levantava cedo para trabalhar, não ganhava lá essas coisas. Chegava em casa cansado, mais dormia um belo sono profundo e restaurador, de quem vive em paz com sua consciência e com Deus!  O seu dinheirinho não era muito, mais dava para o sustento de sua família, a qual, era conformada com o pouco que tinha, conformada com o feijão com arroz. 
            Hoje, este mesmo homem, está com muito dinheiro, porém não tem a mesma paz de antes. Sua família vive assustada, e o seu sono não é mais tranqüilo como antes. Quando consegue cochilar, sonha que está sendo preso.   Tudo isso acontece desde aquele dia em que ele não resistiu a tentação de pegar o dinheiro que estava no cofre aberto de uma rica mansão em que ele estava reformando. Fugiu para outra cidade e escapou da prisão. Porém, não se livrou da censura constante de sua consciência moral que o condena a todo instante.
            Viver assim é como viver no inferno! Ele está decidido a se entregar a polícia. Só não o fez ainda, por que não sabe como devolver o dinheiro que ele já gastou...
            Prezados irmãos. Estamos entrando na quaresma. É hora de retiro, jejum, e muita oração. É hora de nos preparar para vencer as tentações, é hora de reparar os nossos erros, nossos pecados e viver em paz conosco, com o irmão e com Deus!
            Hoje Jesus nos deu o exemplo de penitência e de resistência às tentações.            
Vai e faça o mesmo!
José Salviano


6 comentários:

  1. Este blog é excelente, é uma ajuda e tanta para nós cristãos católicos.

    ResponderExcluir
  2. LOUVADO SEJA DEUS POR ESTE BLOG EXISTIR! ELE CONTRIBUI INFINITAMENTE PARA A GLORIA DE DEUS!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela reflexão. Instrumentos de divulgação como esse são necessários para uma maior reflexão acerca da Palavra Viva. Motivando-nos a sempre buscar, apesar das diversas tentações do mundo, o caminho da verdadeira salvação que é Jesus Cristo, o ressuscitado. Mais uma vez agradeço pelo tento dedicado a estas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Que o nosso Deus ,que nos ama encha cada um de voçês de benção por esse trabalho maravilhoso de orientar e colocar para todos aquele que acredita no Deus único.

    ResponderExcluir
  5. Que este trabalho de evangelização de vocês consigam ganhar muitas almas para o Nosso Senhor Jesus. Obrigada Senhor Jesus, por pessoas assim, que investi tempo para evangelização, que muitos possam ter privilégio de reservar tempo para meditação da palavra e deixar ser boca de Deus. este é nosso dever de Cristão!!

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor Jesus e a ternura de Maria Santíssima estejam em nossos corações!
    Esta Homilia Dominical ajuda muito na compreensão da Palavra, tanto nos estudos exegéticos como hermenêuticos; com profunidade e clareza teológica.
    A forma como devemos colhê-la em nossas vidas.
    Parabéns

    Abraço fraterno

    Francisco

    ResponderExcluir