.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 6 de janeiro de 2013

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM.” – Olívia Coutinho



“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM.” – Olívia Coutinho

Dia 10 de Janeiro de 2013

Evangelho de Lc 4,14-22

Neste iniciar de um novo ano, quando ainda vivenciamos as alegrias do Santo Natal, a liturgia de hoje, vem nos agraciar com este belíssimo evangelho, que narra o inaugurar  de um novo tempo, quando Jesus, cheio do Espírito Santo,  sente-se pronto para  dar início a sua missão: trazer  de volta ao convívio do Pai, a humanidade corrompida pelo pecado.
A narrativa  nos diz, que numa sinagoga, aos arredores da Galileia, precisamente em Nazaré, onde Jesus  viveu boa  parte da sua vida no anonimato, Ele, ao abrir as escrituras, depara com a passagem  onde o  Pai,  pela boca do  profeta Isaías o revela: “ O espírito do senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.
Encorajado pelo Espírito do Senhor, Jesus, totalmente seguro, dá início ao seu ministério disposto a dar a vida por aqueles que o Pai lhe confiara!
A partir de então, começa a  se desenrolar o plano de Deus, um plano, que  mudaria  a história da humanidade, que a  transformaria em antes e depois!
Com Jesus trazendo  a imagem de um Deus que é Pai, um Pai bondoso misericordioso e compassivo, ao contrário da figura do Deus vingativo que pune  o pecador e a sua descendência, o Antigo Testamento dá lugar ao Novo!
O Deus de amor, que se manifestou ao povo na simplicidade de uma criança, volta a se manifestar na  humildade  do jovem de Nazaré,  que se apresenta diante de seus  conterrâneos, com o firme propósito de assumir com veemência a árdua missão  que a Ele fora  designada: dar ao povo de Deus um novo destino!
Jesus estava ciente do caminho difícil que teria pela frente, mas a certeza de que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, lhe garantia o êxito da missão!
Podemos perceber que na história da salvação, tudo aconteceu passo a passo, começando pelo sim de Maria, passando pela  gruta de Belém, pelo repouso na pequena e pacata Nazaré, pelos desafios do caminho da cruz, chegando ao um desfecho feliz: a ressurreição de Jesus!
Ao longo de toda sua trajetória terrena, Jesus, antes de tudo que ia fazer, buscava o Pai,  por isto Ele  sempre tinha: “a palavra certa, no momento certo, para a pessoa certa”.
Vemos no evangelho de hoje, que o povo, cheio de encantamento,  percebe a  diferença entre os ensinamentos  de Jesus e os  ensinamentos dos líderes daquela época, que falavam apenas o que ouviam dos outros, enquanto que Jesus falava com autoridade,  falava daquilo que conhecia, ou seja: o que ouvia do Pai!
Em sua missão, Jesus iniciou uma nova criação, hoje, Ele coloca  em nossas mãos, a responsabilidade de dar continuidade a essa  missão libertadora, devolvendo a vida e libertando os oprimidos  por esta sociedade que tenta a qualquer custo abafar o seu grito.
Todos nós somos convidados a conhecer a verdade que liberta, a viver esta verdade, fundamentados na palavra de Deus, só assim, poderemos também falar com autoridade,  tornando-nos pela força do Espírito Santo,  fonte de libertação para o outro!
A ação libertadora de Jesus, nos corações de quem se abre  a  sua verdade, é transformadora,  é capaz de nos  libertar da  pior de todas as cegueiras: a cegueira de   não querer enxergar no outro a presença de Jesus!
Quando embebedamos desta fonte de vida que é Jesus, vamos a cada dia tornando não somente apreciadores de suas palavras, mas principalmente anunciadores desta palavra, com a nossa própria vivencia!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário