.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de março de 2013

-NINGUÉM VAI TIRAR MINHAS OVELHAS DE MIM - José Salviano


IV DOMINGO DA PÁSCOA
ANO   C
DOMINGO DIA 21 DE ABRIL

NINGUÉM VAI TIRAR MINHAS OVELHAS DE MIM

Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos

"...quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus.  Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: 'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais... ... vamos dirigir-nos aos pagãos.
            Os apóstolos cheios do Espírito Santo anunciavam a todo vapor, a Boa Nova, que era a palavra de Deus apreendida por eles através da pessoa de Jesus Cristo.
            Os judeus, por sua vez, se julgavam os escolhidos, por Deus, os melhores, os santos, os que sabiam tudo, e, assim como os apóstolos, diziam-se filhos de Deus. Porém, sentiram uma grande inveja do talento, do dom da palavra, do arrojo dos apóstolos ao anunciar O Evangelho de Jesus Cristo.
            Meus caros irmãos. Será que hoje ainda acontecem coisas desse tipo? Será que entre nós, irmãos em Cristo existe inveja? Será que por medo do poder de fogo da oratória de algum catequista, alguém teve a coragem de excluí-lo das pastorais da paróquia? Que coisa mais feia! Aquele que prega contra a exclusão, excluiu um paroquiano por inveja do seu talento para evangelizar, talento esse que foi dado por Deus!
            Prezado catequista.  Se uma coisa assim já aconteceu com a sua pessoa, não alimente sentimentos de raiva, de desprezo, muito menos de vingança. Reze muito pela pessoa que o discriminou e o excluiu, que o afastou das atividades paroquiais, impedindo-o de anunciar a palavra de Deus. Reze  para que Deus o  perdoe. E, acima de tudo, para que ele nunca mais faça uma coisa dessa.
            Evangelho       
Naquele tempo, disse Jesus: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um"
            As ovelhas das quais Jesus se refere, é o seu rebanho, é a sua Igreja, especialmente, os escolhidos para continuar o seu trabalho missionário, e de salvação do mundo. São os bispos, padres e demais ministros ordenados, dirigidos pelo Papa.
            Então, ao contrário do que pensam alguns cristãos de meia tigela, cristãos de conveniência, cristãos por interesses, cristãos que falam mais não praticam, a Igreja não entra em crise. Nunca entrará em estado de crise! Sabe por que? É por causa das promessas de Cristo. Cristo não é como os políticos que prometem muitas coisas na época da campanha eleitoral e depois se esquecem de tudo o que disseram. Jesus promete e cumpre. Jesus prometeu que as portas dos infernos nunca se prevaleceriam contra a sua Igreja, e sempre cumpriu, e cumprirá a sua promessa.
            Não é por que alguns ordenados cederam às tentações do demônio e viveram segundo a carne, em comportamento de desvios de conduta, que vamos sair por aí difamando a Igreja toda, e dizendo que ela está em crise.
            "As minhas ovelhas escutam a minha voz" - Aqueles que realmente fazem parte do rebanho de Cristo  de corpo e alma, aqueles que escutam a voz de Deus e abraçam a sua missão, carregando a sua  cruz e  fazendo a vontade do Pai, esses vivem segundo o Espírito de Deus e não segundo a carne.  Porém, infelizmente, alguns, tentados que são, não resistem, vacilam e caem, sendo assim motivo de escândalo para aqueles que como aves de rapina, vivem buscando um motivo para botar fogo no circo, para fomentar a discórdia, ou simplesmente para se auto-promover aproveitando do momento oportuno.
            Porém, nunca desanimemos com tais notícias, pois Jesus prometeu: Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão.  As autênticas ovelhas não se desgarrarão do Pastor.  Porque:  "...ninguém vai arrancá-las de minha mão..." Foi o que Jesus nos garantiu.
            Caríssimos. A Igreja pode até passar por momentos especiais em que requerem adaptações  e mudanças. Mais só os pessimistas ou os de pouca fé poderão admitir uma crise dentro de Igreja. "Pois Ele estará conosco até os fins dos tempos".
            Assim, quando algum incrédulo com um ar de  sarcasmo nos interrogar perguntando pelos escândalos de pedofilia, ou coisa desse tipo, como pela renúncia do Papa, estejamos preparados para lhes responder a altura. Defendamos a nossa Igreja. Mais é bom estarmos preparados, contritos para que o Espírito de Deus fale por nós no momento dos ataques daqueles que movidos por satanás, nos abordam para nos derrubar. Não tenhamos medo! Pois o Senhor está conosco. Não nos acovardemos pois nós renunciamos a satanás autor de todo o mal, inclusive dentro da Igreja, de todo pecado, e pai de toda mentira.  Não nos deixemos ser levados por sentimentos de desânimo, tristezas, melancolia, de fracasso, solidão, frustração, de desconfiança do amor e do poder de Deus e da competência dos sacerdotes, de revolta contra Deus por essas coisas acontecerem dentro da nossa Igreja. E quando nos referimos a Igreja dizendo: A Igreja... Não nos esqueçamos, que  nós somos, nós também formamos a Igreja. Pois a Igreja é formada de pessoas humanas sujeitas a cometerem erros, assim como eu e você. Somos seres errantes, somos Igreja. Mas o melhor de tudo isso é que somos templos do Espírito de Deus!  
            A Igreja é Santa (assistida pelo Espírito de Deus) e é pecadora, por ser composta de seres humanos.  Nesse momento você é mais santo ou mais pecador?  De que lado você está neste exato momento? Se estiver do lado do pecado, está na hora de renunciar ao ciúme, inveja, preguiça, hipocrisia, fingimento, falsidade, adulação, vingança, em fim de todo o pecado, e procurar um sacerdote para fazer uma boa confissão.
            Meus irmãos. Não tenhamos medo de satanás e de todas as suas armadilhas contra a Igreja. Não nos apavoremos diante de tanta violência espalhada na internet, nos jogos de video games, nas favelas e mesmo nos bairros nobres. Pois aquele que é o nosso Pai é maior, é mais forte e mais poderoso do que tudo isso, e prometeu estar conosco até os fins dos tempos. Por tanto, CORAGEM! VÁ EM FRENTE. ESCUTA, ESTUDA, LÊ, PRATICA E ENSINA.
"Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um"
            Tenha um santo domingo, e reze pela Igreja. Para que Deus a livre de todas as ciladas do demônio, pelo seu crescimento no mundo, pelas vocações sacerdotais. Amém.

José Salviano
  

2 comentários:

  1. muito bem, me ajudou bastante refletir melhor .. Deus o abençoe e continue fazendo esse trabalho que servirá para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, minha comunidade é pequena e somos poucos para fazer de tudo. Quando sou convidada a presidir a celebração aos domingos, aqui venho buscar ajuda e sempre as encontro.Obrigada a me ajudarem a levar a palavra de Deus aos irmãos da minha pequena comunidade.

    ResponderExcluir