.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de abril de 2013

JESUS, O BOM PASTOR - PADRE ERIVALDO


O BOM PASTOR
Os títulos atribuídos a Jesus ao longo de sua vida e da história faz-nos aprofundar o sentido profundo de sua pessoa: Nazareno, Filho de Deus, Salvador, Cristo Rei, Luz do Mundo, Filho de Davi... O título que a liturgia nos apresenta hoje é o de Bom Pastor. Ao mesmo tempo em é Pastor, Jesus é para nós o exemplo mais convincente de ovelha, foi ele que como cordeiro se deixou conduzir ao matadouro para nos salvar.
Evangelho - Jo 10,27-30
1-    “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”: No tempo de Jesus havia entre o Pastor e o rebando uma intimidade profunda. As ovelhas escutavam a voz do se pastor e a distinguia da tantas outras vozes.
·        Vivemos em um tempo em que muitas vozes chegam aos nossos ouvidos. Temos intimidade o suficiente para saber distinguir a voz de Deus das outras vozes? Como seguir a Deus se não escutarmos a sua voz?
2-    “Eu dou-lhes a vida eterna”: os bons pastores tinham a missão de cuidar e defender as ovelhas. Jesus nos dá mais que a vida terrena, nos dá uma vida sem fim, a vida eterna. Ele fez isso ao aceitar morrer em uma cruz por nossos pecados.
·        Em todos os tempos existiram bons e maus pastores. Seja na política e também na religião. O profeta Exequiel (cf. Ez. 34) dirige duras críticas aos falsos pastores de Israel: ai dos pastores de Israel que são pastores de si mesmos... vou pedir contas a eles sobre o meu rebanho... Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas, retirarei do meio dos povos, levarei a pastar e conduzirei para o pasto e as farei repousar. Jesus está ai. É o próprio Deus a nos conduzir.
Maus pastores existiram naquele tempo e existem ainda hoje. Os líderes do povo tem a missão de pastorear o povo. Mas não é isso que vemos. Quem assume um trabalho na comunidade deve ter em mente que sua missão é antes de tudo cuidar do povo e não usar do cargo em que ocupam para enriquecer a si mesmo e a sua família.
·        Jesus dá a vida eterna. Este é o maior presente que Ele poderia nos dá. Muitas são as pessoas que enveredam por uma religiosidade milagrosa e exorcista. Estes até obrigam Jesus a fazer milagres e expulsar demônios. Entendemos que no Antigo Testamento por limitações científicas certas doenças fossem consideradas obras do demônio, porém hoje com as descobertas científicas seria pouca inteligência continuarmos chamando os doentes de possessos. É necessário contextualizar os textos bíblicos.
Tudo o que Deus fizer por mim, por maior que seja, será inferior ao que ele já fez por nós. Por que buscar pão material naquele que pode nos dá o Pão da Vida? Por que buscar nele a vida terrena se ele pode nos dá uma vida sem fim? Não seria um reducionismo da fé ou até mesmo um ateísmo? Não seria esta multidão que lota hoje as Igrejas aquela multidão de quem Jesus fugia em certos momentos, pois o procurava simplesmente por que ele multiplicou os pães? O que é mesmo ter fé? É ser bom pastor e ao mesmo tempo boa ovelha como o foi o Filho de Deus.
3-    “Ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai que me deu estas ovelhas é maior que todos e ninguém pode arrebatá-las das mãos do Pai. Eu e o Pai somos um”. Aqui aparece o outro lado do Bom Pastor. Ele é cuidadoso para com suas ovelhas, afetivo, carinhoso, mas é capaz de tudo para defender suas ovelhas dos lobos. O mesmo cajado usado para pastorear pode se transformar em uma arma contra aqueles que querem devorar o rebanho. O próprio Jesus está disposto a defender os seus até dar a própria vida por eles (cf. Jo 10,11), a fim de que nada nem ninguém (os dirigentes, os que estão interessados em perpetuar mecanismos de egoísmo, de injustiça, de escravidão) possa privar os discípulos dessa vida plena.
·        Esta afirmação nos dá segurança e firmeza, porém não pode nos acomodar. Esta palavra quer nos tranquilizar, mas não nos deixar excessivamente tranquilos. Isso não dispensa o nosso esforço de fazer parte do rebanho de Deus.

4-    Estimados irmãos, Cristo é o nosso Pastor que nos conduz para verdes pastagens e nos faz repousar. Neste domingo rezamos na Igreja pelas vocações sacerdotais para lembrar que o padre deve exercer seu ministério à luz do Bom Pastor.
5-    Como ovelhas do Rebanho de Jesus temos que escutar sua voz e segui-lo, percorrendo o mesmo caminho que ele percorreu.
Padre Erivaldo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário