.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

AFINAL, POR QUE O BRASILEIRO ESTÁ INDIGNADO? José Salviano

AFINAL, POR QUE O BRASILEIRO ESTÁ INDIGNADO?
José Salviano
Se o Brasil é um oásis econômico, o único país com economia estável, a presidente Dilma estava com a aceitação lá em cima, era a dama de ferro, e sem nenhum  concorrente político ativo aparente, se já se reduziu as tarifas dos transportes coletivos, então por que o povo ainda está insatisfeito? Por que essa pressão coletiva  aos três níveis de governo? Não vemos uma faixa com uma reivindicação central, básica, um objetivo definido ou principal. O que vemos são pessoas com cartazes improvisados, mostrando reivindicações individuais, ou pessoais. E muito impressionou a declaração daquele senhor que disse mais ou menos isso: A lei tem de ser mudada. Não pode um menor de 14 anos matar um chefe de família!
A grande mídia afirma que se trata de uma manifestação difusa sem uma liderança nacional, é uma comoção social de caráter horizontal, sem lideres. Será isso mesmo? cada cidade monta sua passeata, não há uma característica necessariamente nacional do movimento, é um movimento sem partidos, somente com a bandeira do Brasil, não há uma central de coordenação. Grupos de manifestantes pipocam em várias cidades, sem uma conexão aparente com os grupos de são Paulo e Rio. Parece que o grande líder se esconde nas redes sociais.  Será um movimento apolítico mesmo? Sem uma conotação partidária, pelo contrário, se representantes sindicais ou de partidos  se aproveitam para juntar-se aos manifestantes, logo são repelidos com energia. Os manifestantes limpam a sujeira causada pela depredação dos vândalos infiltrados, manifestantes pedem calma aos mais agitados...
Afinal, por que o brasileiro está indignado? Quem está por trás disso tudo?
Foi por causa de 20 centavos de aumento na passagem do ônibus? Não! Isso foi apenas  a gota d'água, o estopim do movimento aparentemente sem causa. É pela corrupção?  É pelos gastos com os preparativos da COPA? É a falta de verba para a educação e para a saúde que está um caos? É uma campanha manipulada por forças sociais que têm como objetivo destronar o P.T.? É  uma revolta pelo estado de  acomodação dos deputados? É um movimento pela redução da maioridade penal?  É um movimento contra a violência espalhada? Ou é por tudo isso?!
Apesar de ser uma manifestação contagiante, não há uma causa predominante. E está dando grande impacto no mundo, nos Estados Unidos, na Argentina...
Na verdade estamos vivendo um momento histórico,  (JUNHO DE 2013), no qual as manifestações se espalham pelas cidades do interior. Gritam dizendo que  O POVO ACORDOU, É SÓ O COMEÇO, mas se trata de uma comoção social de massa, uma  manifestação generalizada, que deixa muitos brasileiros perguntando: Afinal, por que estão insatisfeitos?
A presidente Dilma disse estar disposta a ouvir a voz que vem da rua.  Em  seu discurso prometeu reformas, nas quais não se referiu a mudanças nas leis que causam impunidades principalmente ao menor. 
Aproveitadores: grupos do movimento gay tentam defender suas reivindicações, e saqueadores se aproveitam para realizar grandes saques. Aqui é importante lembrar que ao O DIREITO A MANIFESTAÇÕES COLETIVAS, ESBARRA COM O DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA. E assim esses atos de vandalismos, que obrigam a polícia a entrar em ação, com certeza enfraquecerá o movimento generalizado. Outra coisa que provavelmente pode enfraquecer essa manifestação em série, é A FALTA DE UMA DEFINIÇÃO DE OBJETIVO. O que leva  muitos a perguntar: Por que estão indignados? O que deu neles?
A ausência de uma reivindicação principal, pois cada manifestante exibe uma reclamação em um cartaz, pode terminar em frustração esse movimento tão forte que se espalha por todo o Brasil.  E o pior. Sem uma liderança com a qual o governo possa dialogar, esse movimento terminará como começou. Do nada. Seus objetivos indefinidos serão diluídos por não haver um objetivo geral definido.

CONCLUSÃO:

Na verdade, o brasileiro está indignado por tudo isso e mais um pouco. Parece não haver o interesse em elaborar uma lista de reivindicações, mas o brasileiro sabe que o colapso da economia européia vai chegar aqui mais cedo ou mais tarde. Se a primeira potência mundial está com a economia abalada,  O PAÍS DO FUTEBOL ficará imune? O brasileiro talvez nem saiba dizer o que o deixa revoltado. Mas sabemos que é por causa da violência movida pela impunidade das nossas leis que ninguém está se importando em mudá-las, o brasileiro está revoltados com os péssimos serviços, dos Planos de Saúde, Banda larga, telefonia celular, etc. O brasileiro está indignado com o desemprego causado pelas máquinas , pela internet, pelos pegue e pague, que faz os jovens  trabalhar por salários irrisórios, e  os obrigam a roubar ou a vender drogas para conseguir o que precisam.  Os manifestantes se esqueceram de gritar: PELA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL!

PENSE:

Muitos dos jovens que roubam e que vendem drogas, dizem que não é isso o que queriam fazer para sobreviver. Isso é vida sustentável? Que futuro terão? O que terão de enfrentar amanhã?

Está aí a causa principal da revolta da juventude brasileira!

Parece que estamos caminhando para um golpe militar, que vai acabar com toda a bagunça do Brasil.

Fonte: Baseado nos comentários feitos na Rede Bandeirantes (em 20/06/13).     

  

3 comentários:

  1. Infelizmente nossos governantes foram além da paciência e, ou mudam o pensamento e ações , Ou a reação e manifestação tornará muito pior, violenta e fora de controle. Devemos dar um basta a impunidade, a corrupção,partilhar de forma mais justa os bens e riquezas deste país , Diminuir a desigualdade social através de políticas mais justas,sem no entanto através do espólio Da classe média brasileira e políticas desigualitarias de impostos e taxas,do assistencialismo eleitoreiro.

    ResponderExcluir
  2. hoje tenho 42 anos.Na epoca em que se implantou o estatuto da criança e adolescente eu era bem mais jovem e vibrei, achando que iria acabar os traumas e violencias contra crianças e adolescentes que podia observar.Hoje vejo que juntamente com este estatuto vieram tambem as varias bolsas que passaram a ajudar na manutençao desses jovens em casa, e na maioria das vezes sem ocupaçao alguma, por motivos diversos, ou seja, eles nao mais precisaram mover uma palha sequer para se alimentarem, bem como, respeitarem ninguem, tanto na area familiar quanto nas escolas.Juntamente a este fato observei a diminuiçao em vagas de empregos para os jovens, formados ou nao.Tampouco vi programas de governos incentivando os mesmos a estudarem.O estatuto teve e tem sua parte muito positiva, mas, e o controle e respeito dos jovens, nao o vi apresentar nenhuma ideia sequer para facilitá-los.Os professores e educadores em geral, me parece que nao foram preparados para recebê-lo, bem como os pais, que se tornam vitimas de proprios filhos, que aprendem no mundo, com total liberdade, muito mais do que os mesmos têm a ensinar-lhes.Ai vemos, em manifestaçoes diversas, sem uma prioridade aparentemente bem exposta ou entendendida.Sinceramente, ainda nao entendi direito o que se pede.

    ResponderExcluir
  3. estas manifestações demoraram para chega ate nos, . isso tudo é fruto de uma escolha errada de políticos, que sempre prometeram ao povo dias melhores, na minha opinião fazer manifestação esta fora, de moda . acho que todo brasileiro devia é fazer uma, sim um pretexto sim , só que na urna, não comparecendo pra votar, tem mais, nunca perguntaram a o povo quem eles escolheria para governar, o pais , o estado município, bom criamos as cobras agora acho que é meio tarde para tentar matar as mesma,

    ResponderExcluir