.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de junho de 2013

QUEM DIZ O POVO QUE EU SOU?- José Salviano

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM
DOMINGO 23 DE JUNHO

QUEM DIZ O POVO QUE EU SOU?

            Comecemos a nossa reflexão pela carta de Paulo, o qual nos diz que todos somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.  Sim, Paulo. Somos filhos de Deus, porém, muitos desses filhos hoje estão sendo abandonados pelos pais em uma creche, enquanto eles, os pais,  lutam pela sua sobrevivência, e  devido aos baixos salários, precisam ficar o dia todo fora de casa, de modo que os filhos são entregues aos "cuidados" de uma creche, na qual recebem uma educação longe daquilo que o nosso Pai celeste gostaria que recebessem. Em primeiro lugar, os filhos não deveriam passar tantas horas longe da companhia dos seus pais. Em segundo, quem nos garante que a educação recebida  nessas creches irá preparar estes meninos e meninas para a vida? Para uma vida segura, saudável, uma vida em abundância? Será que as mocinhas que tomam conta deles estão preparadas?  E supondo-se  que o estão, será que estão dispostas a ministrar os valores certos a eles? Por falar em valores, que tipo de valores lhes são ensinados? Valores nacionais, ou internacionais? A lenda do Saci Perere, ou o Halloween? Valores morais ou valores materiais?  Valores indispensáveis a uma vida com segurança, ou valores superficiais, e perigosos para a saúde e para a alma?
            Tempos modernos! Tempos que destroem a família! Antes, os filhos eram praticamente criados pelos avós, os quais tomavam conta deles, enquanto os seus pais corriam atrás da sobrevivência.  Criticávamos o tipo de  educação dada pelos avós, dizendo que eles deixavam as crianças fazerem  tudo!  Deixando de lado esta parte, temos de considerar  que os velhos davam testemunho de fé, de vida a dois, de família, e dos demais valores importantes para um a vida sadia, como é o caso da fé em Deus.  Hoje, as crianças não têm mais nada disso.   Pois na verdade, o objetivo principal de uma creche, é o entretenimento, para que as crianças  consigam suportar aquilo tudo por tantas horas fora de casa, longe de seus pais.
            Que Deus salve as nossas crianças! Para que a nossa juventude não seja perdida!
EVANGELHO
            Jesus, fazendo-se de quem não sabe os que se passa pela mente das pessoas, pergunta aos discípulos, o que o povo estava pensando dele. Como se Ele não o soubesse.  E Para conduzir aos discípulos a uma introspecção, a um exame de consciência? Jesus vira-se para eles e pergunta:  "E vós quem dizeis que eu sou?"  
            Meu irmão, minha irmã:  Quem é Jesus para você? Você é um daqueles intelectuais que vê em Jesus Cristo um sociólogo, um socialista, um revolucionário, ou um grande mágico que fazia truques espetaculares? Você é um adulto em pleno vigor de suas energias, cercado de garotas saudáveis por todos os lados, e que vê em Jesus aquele que atrapalha a sua diversão? Ou você é um fora da lei e nem quer ouvir falar nesse "Cara", porém, a força Dele, sua palavra está sempre como um pano de fundo em sua mente, como uma nuvem branca que passa sempre à distância quando você acaba de cometer mais um crime?
            Ah, que bom! você não é como os outros! Você é um cristão de muita fé, e procura seguir o Evangelho! Maravilha.
            Então, meu irmão, você não é como muitos dos ateus contemporâneos, que dispensam a união íntima com Deus. Muito bom! Pois como você sabe, o ateísmo é uma das coisas mais graves do nosso mundo atual, pois é a causa  principal de tanta desordem, de tantos crimes!
            Estamos falando do materialismo prático de quem limita suas  necessidades e suas ambições ao tempo e ao espaço presente, sem se importar com uma vida pós morte. Esse materialismo está embasado no humanismo ateu que preconiza o seguinte: O homem é o seu próprio fim e o artífice de sua própria história.  Ou seja, o futuro está nas mãos do homem, o qual deixa  Deus de lado. Esse mesmo homem não conta com Deus para nada, mais conta com o diabo para a execução de seus projetos malignos.  O homem do materialismo atual acredita que a felicidade  procede via econômica e social, e despreza a religiosidade, pois considera que a mesma atrapalha a liberdade plena da construção de um paraíso terrestre cercado de prazeres.
            Esse ateísmo moderno considera que o homem é capaz de conseguir tudo o que quer, sem precisar do auxílio de Deus. Coitados! Se esqueceram de que não vão levar nada no seu caixão quando morrerem. Se esqueceram, ou não sabem, que sem Deus nós não somos nada. Somos apenas um esqueleto vulnerável, formado de ossos carne, pele nervos...
            Meus irmãos, minhas irmãs.  Nossa vida é pontilhada de momentos felizes e de sofrimentos. Em certas fases de nossa vida, sofremos mais. Alguns de nós também sofrem mais do que outros.  E a nossa tendência diante do sofrimento, é: Recorrer a Deus, que nos alivie ou nos livre daquela dor, ou, pelo contrário, alguns se revoltam contra Deus, achando que Ele é que os está castigando.  Se esquecendo, que na maioria das vezes, sofremos por nossa própria culpa. Pois sofremos as conseqüências do mau uso que fazemos da nossa liberdade, sofremos as conseqüências dos nossos próprios atos.
            Caríssimos. Não devemos nunca nos revoltar contra Deus por causa dos nossos sofrimentos.  Lembremos aqui uma figura bíblica, aquele personagem chamado  JÓ.  Esse homem perdeu tudo. O gado, a fazenda, a família e a sua própria saúde. Costumamos dizer : Paciência de Jó!  Na verdade não é bem assim. Pois Jó indignou-se e perguntava a Deus mais sem se revoltar: O que foi que eu fiz para ser tratado assim? Ele continuava perguntando a Deus diariamente. Por que, meu Deus? Por que eu estou sofrendo tanto? A minha alma é um poço de tristeza!  E essa conversa de Jó com Deus, era uma oração em forma de reclamação.
            Nós também temos a tendência de perguntar a Deus por que sofremos tanto, enquanto os malvados se dão bem? Por que nós que trabalhamos tanto estamos sem dinheiro para comprar o necessário para a nossa sobrevivência, enquanto outros que não fazem praticamente nada, ganham salários escandalosamente altos, e ainda se reúnem para aumentar esses mesmos salários e ninguém toma nenhuma providência a respeito?  Perguntamos por que o inocente sofre? Por que o justo foi esfaqueado, baleado, seqüestrado?  Por que o cidadão de bem sofre enquanto o perverso vive numa boa?
            É assim que muitos não conseguem entender Deus. Não conseguem conhecer QUEM  É JESUS!
            Meus irmãos. A lógica de Deus não bate com a nossa lógica de visão apenas terrestre e materialista de viver em pleno prazer sem limites.  Deus nos propõe uma vida regrada de sacrifícios para que possamos merecer viver eternamente uma vida de alegrias celestes.
A nossa vida está dividida em duas partes:
A parte terrena, pequena, limitada, que deve ser a faze de preparação para merecermos a segunda parte que é a VIDA ETERNA.   VIDA INFINITA!
            Por que  não conseguimos entender essa lógica de Deus? É porque estamos com os olhos voltados para esse mundo, para as alegrias enganosas, para os prazeres da mesa  do corpo, e de tudo aquilo que o dinheiro pode nos dar.
            Jó sofreu, reclamou, e apesar de não se revoltar contra Deus, ele ficou sem entender a LÓGICA DE DEUS.  
ENTENDAMOS UMA COISA. SE CONSEGUÍSSEMOS ENTENDER DEUS, ELE NÃO SERIA DEUS!  
            A justiça de Deus é diferente da nossa. O filho pródigo foi perdoado para a revolta do seu irmão. Percebeu que às vezes damos uma de irmão do filho pródigo, e reclamamos da justiça de Deus? O ladrão, no último instante,  foi perdoado na cruz, e mereceu a vida eterna.  Portanto, não se escandalize se quando você chegar no céu, encontrar Hitler andando normalmente por lá !  Os desígnios de Deus são diferentes dos nossos projetos. Nós visamos o materialismo prático, com muito conforto, felicidade, e se esta vida não for somente curtição, prazer, sem nenhuma dor, muitos preferem morrer. É a política do tudo ou nada.  Ou eu consigo muito dinheiro para viver o resto da minha vida sem trabalhar, ou vou para a cadeia. Aí o sujeito entra numa de assaltar o banco...  O jovem para obter o prazer pelo uso da droga, assalta as pessoas que vão ao trabalho, para comprar mais droga... E sofremos e vemos tudo isso de braços cruzados sem nos indignar e tomar uma providência, sem nos revoltar diante daqueles que deveriam mudar as leis e não as mudam... 
 E aí? Quem é Jesus para você?
Desejo  um bom domingo a você e toda a sua família.

José Salviano                                                                                                                    
















Nenhum comentário:

Postar um comentário