.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

JESUS VÊ A "PESSOA" E NÃO O SEU PECADO! – Olívia Coutinho


 
05 de Julho de 2013
 
Evangelho Mt 9,9-13
 
 
Numa sociedade preconceituosa, que não enxerga a pessoa, e sim, a sua falha, são muitos os excluídos, irmãos nossos, que às vezes  só precisam de se sentirem  amados para mudar de vida!
Todas as vezes  que destacamos o  ponto fraco de alguém, rotulando-o negativamente, estamos excluindo-o do convívio social, negando a ele a oportunidade  de refazer a sua vida,  um sinal de que ainda não aprendemos a olhar o irmão com o olhar misericordioso de Jesus.
Temos tendência  de julgar o outro  pela sua aparência, pelo tipo de trabalho que exerce, pelos lugares que frequenta, esquecendo de que o valor de uma pessoa, está em ser um filho(a) de Deus!
Jesus, ao contrário de nós, enxerga a “pessoa” e não o seu pecado, para Ele,  estar em pecado é estar doente e, o que um  doente necessita, não é de um juiz e sim, de um médico, uma vez curada a sua doença, a pessoa se torna  íntegra!
Todos nós podemos ser médicos da alma, pois o amor cura, o amor levanta quem está caído!
Todos nós  somos chamados a fazer parte do Reino de Deus!  Enganamos, quando pensamos que o convite seja feito só para os bons, para os  que já estão no caminho certo. O  chamado de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz distinção de pessoas, tanto chama bons, como  maus, o que vale  para Jesus, é a resposta que se dá ao Seu chamado. 
No coração de quem  aceita o  chamado de Jesus já houve transformação,  pois ninguém aceita o seu chamado, sem estar disposto a mudar de vida!
O evangelho de hoje, narra o encontro de Jesus  com Mateus, um cobrador de imposto, visto como pecador.
“Jesus viu um homem sentado  na coletoria de impostos, e disse-lhe:”Segue-me”! Jesus viu  o “homem”, Mateus, e não o seu pecado!
E Mateus, por sua vez, ao ser convidado a deixar tudo para seguir Jesus, não hesitou em colocar em segundo plano a sua vida pessoal, abandonando  todos os seus projetos, nos quais ele apostava nos bens matérias, bens, que sabemos não serem lícitos.
A resposta decisiva e radical de Mateus deve ser também a nossa resposta ao chamado de Jesus! Não podemos hesitar, pedir tempo para responder a este chamado, como muitas vezes fazemos, por não conseguir  libertar dos nossos apegos.
Os cobradores de impostos eram  considerados impuros, por este motivo, os fariseus se escandalizaram quando Jesus  chama Mateus,  para segui-lo e mais escandalizados ainda, quando Ele senta-se à mesa com Mateus!
Para Jesus, o que é decisivo, não é o cumprimento de leis, de regras e sim, o de estar disposto a aceitar a sua proposta de salvação, e  Mateus aceitou!
Quantas vezes nos propomos a seguir  Jesus, mas queremos seguir um Jesus bonzinho, que não exige nada de nós, que atenda todos as  nossas reivindicações e quando  percebemos  que o  seguimento a Jesus inclui a cruz, que  implica em mudança radical de vida, em renuncias, desapegos, aí as coisas mudam, procuramos  mil desculpas  para adiar a nossa adesão  a Ele. 
 Jesus tem várias formas de nos chamar a fazer parte do Reino Deus, e nós, temos uma só forma de responder ao seu chamado: “eis me aqui Senhor”!  
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário