.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

-MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE - José Salviano

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 21 de Julho
ANO    C
Maria escolheu a melhor parte...

            Enquanto Marta estava agitada com os afazeres domésticos, preparando uma refeição para aquela visita especial, Maria escolheu ESCUTAR O QUE JESUS DIZIA. De modo geral, nós temos a péssima mania de não ouvir tudo o que os nossos amigos e outras pessoas nos falam. Alguns de nós somos péssimos ouvintes. Ou ficamos pensando na resposta enquanto a pessoa fala, ou interrompemos já com uma conclusão sem mesmo ter ouvido até o fim, o que o amigo tenta nos dizer. Isso é falta de educação, falta de caridade, e dificulta o relacionamento humano, podendo até causar prejuízos sérios.
Prejuízos. Você já imaginou um vendedor que não escuta o que você tem lhe dizer? O que você pretende comprar? Um vendedor que mal você abriu a boca para explicar o produto que você precisa, ele já o interrompe explicando igual a uma máquina todos os produtos da loja sem parar de falar?  Com certeza, você sai andando. Não é mesmo? E assim, sem saber ouvir, sem saber vender, o vendedor terá prejuízos.
            O próximo que fala conosco não é apenas um número, uma pessoa a mais. Ele é filho de Deus, portanto, nosso irmão e merece o nosso respeito. Merece ser ouvido quando nos fala.
            Marta estava agitada com muitos afazeres, enquanto Maria escolheu a melhor parte, preferiu escutar Jesus. Em princípio, a reclamação de Marta parecia mais do que justa. Ela estava trabalhando duro, estava cuidando de tudo, preparando a refeição para o próprio visitante que era Jesus, ao paço que a sua irmã nem se importava em ajudá-la. Jesus, porém, aproveita aquele acontecimento para nos dar uma bela lição: De que devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, e o resto Ele nos dará de acréscimo.
            Nós, durante a nossa vida principalmente adulta, ficamos muito agitados com tantos afazeres, com a luta pela sobrevivência, ao ponto de chegarmos  a deixar a palavra de Deus para um segundo plano.  Corremos, nos agitamos, buscamos o progresso pessoal com tanta fúria que nos esquecemos do mais importante.  "Busque o Reino de Deus em primeiro lugar...".  Jesus ao dizer isso, quis nos confortar  nos garantindo que de nada adianta conquistar o mundo inteiro, se não temos e se não vivemos a palavra de Deus.  "Sem mim nada fareis"    " Do que adianta o homem conquistar o mundo inteiro se vem a perder a sua alma?"  . O homem pode até construir um império pelo seu talento administrativo e comercial, ou pela força das armas, pode até ficar milionário com o dinheiro ilícito, pode até ganhar salários enormes às custas do dinheiro do povo, mas tudo isso pode de uma hora para outra, se diluir, se perder, ser-lhe tomado, queimado, roubado, tirado além do fato de que não levará nada desta vida terrena para a outra vida. É muito mais feliz o trabalhador humilde com o seu salário pequeno, pois ele tem sua consciência tranqüila.
            Ouvir o irmão é uma forma de amar a Deus na pessoa do próximo. Mas ouvir com atenção sincera e verdadeira, e não fingir que está ouvindo. Fingir que está prestando atenção. Até uma criança percebe isso.  Quando eu ouço o meu irmão falar, eu quero dizer com isso: Você é muito importante, e o que você está me dizendo também deve ser uma coisa interessante.    Quando presto atenção na fala do irmão, eu digo com isso: Eu aceito você do jeito que você é. Mesmo que nem sempre vou concordar com o que você disser, eu presto atenção, pois você é meu irmão, e tenho por você uma alta estima. Caso você não pode realmente dar ao seu irmão a devida atenção naquele momento, explica isso para ele. Diga-lhe que está com muita pressa, ou que está ocupado, mas que logo vai conversar com ele. E faça isso de verdade. Não prometa para depois não cumprir. 
            Muitas vezes ficamos decepcionados, desapontados com algumas pessoas as quais consideramos cristãs autênticas, mas na hora da verdade, no momento da vida prática, na hora da descontração, das brincadeiras, aquela pessoa age ao contrário do que demonstra ser na hora da celebração, na hora em que ela fazia uma bela palestra, etc. Isso porque aquela pessoa que nos inspirou tanta espiritualidade enquanto falava, agora nos bastidores, na prática mostrou-se desatenta, e com muita pouca caridade, ao atender aqueles que buscavam um pouco da sua atenção...
            Caríssimos. Ouvir, faz parte da caridade. E por causa do nosso egoísmo, não nos preocupamos em escutar os problemas do nosso irmão, ou, o pior, quando alguém chega para nós contando alguma desventura, pode acontecer de nos colocarmos acima dele, pensando: este aí com certeza não é do meu nível, este aí está com problemas, ele é pobre! Vou descartá-lo discretamente do meu convívio social. Pois só devo me relacionar com gente do meu nível, senão, o que vão dizer os meus amigos que são do meu nível sócio-econômico?  
            Que tristeza! E pensar que um cristão praticante pode agir assim! Existem pessoas que buscam a Deus, rezam meditam a palavra, participa de pastoral, mais infelizmente, tem o péssimo defeito DE NÃO SABER OUVIR. Sentem-se tão importantes que mal o outro começa a dizer-lhe alguma coisa, ela já o interrompe dando a sua opinião a respeito daquele assunto. Simplesmente não escuta o amigo dizer tudo o que pretendia. Ora, isso nos deixa decepcionados, às vezes irritados, e magoados. Poderemos até pensar: Puxa vida! Eu não mereci a atenção dele! Ou, o pior, podemos pensar. Como ele é mal educado, ou sem um pingo de amor fraterno!
            A caridade na prática começa na conversa com o nosso irmão, nossa irmã. Repetindo: É bom deixar bem claro que ouvir, nem sempre significa concordar com tudo o que ele ou ela nos fala. Pois a sinceridade é que fala mais alto. Assim, podemos e devemos discordar quando for o caso, e manifestar os nossos argumentos, numa atitude de correção fraterna. 
            CUIDADO!  Ao contrário do que estamos falando aqui, você é um cristão atencioso, e pode acontecer que quando você espalha uma auto imagem de caridoso, de honesto, precisa ficar atento com os aproveitadores. "Sede simples como uma pomba e prudentes como uma serpente" ,  é isso mesmo! Existem aproveitadores pela vida afora que ficam de olho em pessoas como você para tirar vantagens.   Veja um exemplo:
            Ele era um homem muito caridoso, e por sinal era coordenador da Pastoral da Caridade em sua paróquia. A sua fama de homem atencioso, de homem bom, possuidor de uma razoável propriedade, era conhecida de todos os paroquianos.  Certo dia, após a missa, uma mulher se apresentou a ele e expressou o seu desejo de colaborar naquela pastoral também. Assim, durante uns 3 anos, ela se enturmou, se dedicou, e mostrou grande esforço em ajudar os necessitados da paróquia.  A convivência entre os demais participantes era na maior harmonia, e ela desfrutava de uma reputação a qualquer prova.  Eis que numa manhã ela apareceu na sala onde se depositava os mantimentos e por sua sorte o coordenador estava só. Então aquela mulher, aos prantos, contou uma história muito triste. Uma verdadeira calamidade, disse que havia aceito ser fiadora de uma amiga na compra de um carro, e a mesma sofreu um acidente fatal, sendo que ela teria de assumir a dívida do veículo de luxo, num momento difícil de sua vida, no qual, há poucos dias, havia sofrido um grande desfalque em sua conta bancária pois fora assaltada e o ladrão ao levar o seu cartão do banco, sacou quase todo o  dinheiro de sua conta corrente.
            No mesmo instante, aquele caridoso homem perguntou-lhe o quanto ela precisava para sair daquele sufoco. Mostrando-se envergonhada, ela fingia não ter palavras para dizer algo. Conclusão. O seu amigo simplesmente emprestou-lhe a quantia de duzentos mil reais.   Passaram-se seis meses, ela veio novamente toda queixosa, e pediu-lhe mais oitenta mil.  Três meses depois pediu mais 60 mil.  Depois de oito meses, tornou a pedir mais 45 mil reais.
            Espera aí! Aqui tem coisa errada!  Disse a esposa daquele bom homem. Essa mulher está se aproveitando, abusando da sua bondade. Em princípio, ele discordou. No outro dia disse para a esposa: Eu também acho que se trata de uma extorsão, ou coisa parecida.
            Resumindo esta história baseada em fatos reais. O nome daquela mulher era falso, nem era daquela cidade, nem religiosa como se mostrava e desapareceu de um dia para o outro, talvez foi para outra cidade, para aplicar outro golpe parecido.
            Seja atencioso com o seu irmão, caridoso, bondoso, tudo como Cristo nos ensinou. Porém não se esqueça de ser simples como uma pomba e prudente como a serpente. Mas não exagere! Use o bom senso e o equilíbrio, sempre perguntando: Como Jesus faria em uma situação dessa?  Afinal nem todo mundo vive querendo dar um golpe em você! kkk!

Bom domingo, a paz de Cristo!


José Salviano

2 comentários: