.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aí vem um israelita de verdade -Claretianos


Sábado, 24 de agosto de 2013
São Bartolomeu
Outros Santos do Dia: Alduíno de Rouen (bispo), Áurea de Óstia (virgem), Emília de Vialar (fundadora), Êutico da Frígia (discípulo de São Paulo), Joana Antida Thouret (religiosa, fundadora), Jorge Limniotes (monge, mártir), Mártires de Cartago (300 mártires, chamados de “massa branca”, não se conhecem os seus nomes), Patrício (abade), Ptolemeu de Nepi (bispo), Romano de Nepi (bispo), Tatião (mártir).
Primeira leitura: Apocalipse 21, 9b-14.
A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 
Salmo responsorial: 144, 10-13b. 17-18.
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso. 
Evangelho: João 1, 45-51.
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.
Felipe convida Natanael, cujo nome significa “dom de Deus”, a encontrar Jesus, o verdadeiro messias anunciado pela lei e pelos profetas. É difícil crer, sobretudo de alguém que tem suas origens em Nazaré, um povo insignificante da Galileia. “Vem e verás” é a fórmula de Felipe para convencer Natanael. O tempo de Deus já está maduro e Jesus é o escolhido, o eleito.
As primeiras comunidades cristãs sentiam uma pressão muito forte para legitimar a figura de Jesus como Messias, devido à perseguição por parte dos judeus, que não aceitavam que um homem humilde se proclamasse o Messias de Deus. Natanael repreenta os judeus que se sentiam traídos e seduzidos pela vida e a mensagem de Jesus, porém ao mesmo tempo, sentiam que traiam a tradição judaica, que esperava um messias poderoso que dominasse os inimigos de Israel.

Natanael, um homem de verdade e sem falsidade, simboliza também a outra face dos escribas e fariseus que passam seu tempo construindo mentiras para poder eliminar a Jesus. Natanael finalmente acredita, o que lhe permitirá ver a grandeza do projeto do Filho do homem no céu e na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário