.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ASSUNÇÃO DE MARIA-José Salviano

FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Solenidade.


18 de Agosto

Evangelho - Lc 1,39-56

            Hoje celebramos a solenidade da Assunção de Maria em corpo e alma aos Céus. E foi pela Constituição Apostólica Munificentíssimus Deus, de 1 de novembro de 1950, que  o papa Pio XII proclamou a Assunção da Virgem Maria como dogma de fé.   Porém é bom lembrar que a devoção em homenagem a  Nossa Senhora Assunta aos Céus já existia bem antes da proclamação desse dogma. E o ponto mais alto dessas devoções, ocorreu na Idade Média, sendo na França o principal palco das devoções marianas, principalmente da sua Assunção. O reconhecimento popular daquela que abrigou por nove meses o Filho de Deus e em seguida o entregou ao mundo, foi algo muito marcante na Europa medieval, principalmente entre os franceses.

            Maria cheia da graça de Deus, a mais feliz de todas as mulheres do mundo, até o momento em que viu o bendito fruto do teu ventre crucificado por nossos pecados. Essa é uma história de dupla entrega, uma história  do mais puro amor que mostra a fusão entre o divino e o humano na pessoa daquela jovem pura, para realizar o plano de Deus de salvar a humanidade inteira.
Lamentavelmente nem todos os homens e mulheres da humanidade aceitaram a pessoa de Maria Virgem e Mãe puríssima do Filho de Deus pela força do Espírito Santo. Nem todos os humanos a reconheceram como a mãe de Deus! Fato lamentável que aconteceu e acontece com os participantes de outra religião não criada por Jesus, mas sim por um homem.
            Nós, os católicos, festejamos a pessoa de Maria,  porque reconhecemos n'ela  a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito, que provou ser o próprio Deus, através de mais de mil milagres, sendo que somente 51 deles estão registrados nos Evangelhos.
            A figura de Maria incomoda muito alguns dos nossos irmãos separados na fé, os quais têm por ela verdadeira aversão, para não dizer, ódio.  Como podemos ser salvos pelo Filho se rejeitamos e não reconhecemos a sua mãe?
            Meus irmãos. Quando nós incomodamos, devemos ficar felizes por que estamos atingindo o objetivo.  Percebo que às vezes eu incomodo alguns leitores, quando boto o dedo em certas feridas. como: Celibato x pedofilia, mãe solteira, redução da maioridade penal, entre outras coisas que não deveriam estar acontecendo em nossa sociedade, mas, infelizmente estão aí.  E por fazermos vistas grosas diante de tais fatos é que eles estão  aumentando. Não podemos fechar os olhos diante dessa realidade!  Por que na qualidade de imitadores de Cristo, temos de denunciar as imperfeições sociais, mesmo que isso não agrade a alguns. Foi o que Jesus fez com os erros dos líderes judaicos, enfrentando-os sem nenhum medo:  "Fariseus hipócritas" "Sepulcros caiados"...
E é importante deixar claro, que denunciar o erro não tem nada a ver com discriminação.  Jesus odiava o erro, o pecado. Mais amava aqueles que erravam, ao ponto de perdoá-los publicamente, como foi o caso daquela mulher, que conhecemos pelo nome de Madalena,  que jogaram em seus pés, por ser pega em flagrante de adultério.  Discriminar, é uma coisa, denunciar é outra.
           
O CATEQUISTA NÃO É AQUELE QUE DIZ O QUE OS OUVINTES OU LEITORES QUEREM OUVIR (PALAVRAS BRANDAS, ELOGIOS), MAS SIM AQUELE QUE  DIZ O QUE ELES PRECISAM OUVIR! O CATEQUISTA, É AQUELE QUE NOS TRÁS O RECADO DE JESUS CRISTO, SEM MEIAS PALAVRAS, SEM RECEIO DE ESTAR MELINDRANDO, COMO CRISTO FEZ COM OS DOUTORES DA LEI E FARISEUS. O CATEQUISTA É AQUELE QUE DENUNCIA OS NOSSOS DEFEITOS, E DEPOIS NOS PERDOA, COMO O FÊS JESUS!
           
            Maria, mãe imaculada, exemplo de castidade e de obediência a Deus, é o nosso espelho da pura vivência na fé.
            Nós temos de nos apegar a ela, a Mãe puríssima, Mãe castíssima,  Mãe imaculada, para que nos ajude intercedendo junto ao seu Filho como no dia do seu primeiro milagre em Caná, para que tenhamos forças para viver diante de Jesus em estado de graça, em plena castidade. Porque o mundo que aí está faz de tudo para que sejamos promíscuos, pedófilos, violentos, desonestos, impuros...

            Você já reparou que os filmes nos dão a impressão que a sociedade não pensa em outra coisa senão no prazer sexual. Por que os personagens ou estão fazendo sexo, ou estão se preparando para isso, ou estão falando sobre esse assunto. Você já reparou nisso? Toda essa enxurrada em cima da cabecinha de nossos jovens, os faz pensar que isso é algo normal e sem a menor conseqüência, isso os faz desistir de qualquer proposta que lhes fazemos a respeito do Reino de Deus! 

            Maria é como a lua, ela não tem brilho próprio, mas nos reflete o brilho da luz de Jesus. Maria é aquela que intercede por nós junto a seu Filho e este intercede por nós junto ao Pai...
            Jesus se fez homem para sentir na pele os nosso problemas, porém, Maria, não se fez, ela era humana. E assim, como qualquer um de nós, ela é capaz de sentir as nossas dores, nossos sofrimentos com a mesma intensidade que nós.
            É claro  que Jesus, enquanto homem, pode viver a nossa realidade, porém o seu lado divino estava sempre presente, o resgatando nas horas difíceis, como nas tentações do deserto, por exemplo. Não estamos desmerecendo a capacidade de Cristo assumir a nossa dura realidade, porém, na verdade, Maria já era uma de nós, de carne e osso, sem nenhum lado divino... Se estou errado nessa colocação, que alguém mais preparado do que eu me corrija, e humildemente aceitarei a crítica...
Porque criticar é mostrar os dois lados: o certo e o errado.  O certo é a solução. Criticar por criticar é fruto de inveja. A crítica construtiva, a crítica como correção fraterna, mostra o seu lado bom, depois mostra o seu erro e em seguida a solução, para que você se corrija e não caia mais no erro.
            Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós e por todos aqueles que não te reconhecem como a Mãe do Salvador!

Tenha um santo domingo.

Sinto-me meio na Terra e meio no Céu. Com um pé lá e outro cá. Porém, ainda vivo pela graça de Deus! Obrigado por suas orações!

José Salviano  

2 comentários:

  1. Obrigada José, seus comentários me ajudam muito, sou ministra da eucaristia e leio sempre seus textos antes de ir ver meus assistidos. O de hoje, especialmente me tocou muito, a relação de proximidade de Maria entender nossas dificuldades, por ela ser totalmente humana me tocou muito, nunca tinha pensado dessa maneira, e realmente fiquei pensando, quantas vezes quando estamos sofrendo e fracos não pensamos "Cristo conseguia passar por isso pois tinha seu lado divino", mas não paramos para pensar que Maria sofreu tudo sendo jovem e humana, com todos os seus medos e dúvidas, que teve que enfrentar uma gravides onde José sabia que não era seu o filho que Maria esperava, e que poderia condená-la a morte, quanto medo humano ela não passou? quantas dúvidas? E depois sabendo que seu filho era inocente, sabendo da divindade de seu filho, o viu morrer na cruz e mesmo assim continuou nos amando.
    Isso me vez lembrar de Caná e pensar, será que Cristo com este milagre não quis nos mostrar que mesmo ainda não sendo a hora dele agir em nossas vidas, quando pedimos a sua mãe Ele por amor e obediência a ela nos atende?
    José, que o amor de Maria esteja sempre com você de tando força e coragem, eu estarei sempre aqui em oração por você.
    DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir