.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

“O FILHO DO HOMEM VAI CHEGAR NA HORA EM QUE MENOS O ESPERARDES.”- Olívia Coutinho


 
XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 11 de Agosto de 2013

Evangelho de Lc12, 32-48

O mundo atual, não pensa mais encima de valores humanos, religiosos e familiares, a pessoa não é mais vista pelo que é, e  sim pelo que tem!
O homem, na sua insensatez, ignora a presença de Jesus no seu meio, busca  a felicidade fora do plano de Deus, optando por caminhos incertos que não o faz chegar a lugar  nenhum.
O ter, o poder, o prazer, o enlouquece, dando-lhe uma falsa alegria, uma alegria que mascara a pior doença da atualidade: a indiferença ao amor de Deus!E mesmo com tantas respostas ingratas a este amor sem limites, Deus não desiste do humano, não cansa de esperar pela sua conversão!
Estamos sempre em  busca de algo que nos satisfaça de imediato, queremos tudo pronto, não temos paciência de construir, de esperar pelo tempo de Deus! E no desejo de adquirir “tudo” muito rápido, não adentramos no caminho de Deus, preferimos um caminho mais curto, o caminho do mundo, caminho que nos desvirtua  dos bens eternos!   
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos  convida a refletir quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena, e  conscientizarmos de que o nosso tempo presente deve ser um tempo útil à nossa caminhada rumo à eternidade. É importante aproveitamos bem este tempo, pois ele  é o único tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus  nos concede para construirmos o nosso tesouro no céu.
O texto vem nos acordar para uma realidade que ninguém pode fugir: a certeza da transitoriedade da vida terrena, a vida que passa! Quanto ao dia e hora da nossa passagem, Deus preferiu  ocultar de nós, só nos deu uma pista:  se trata de algo surpreendente, inesperado, o que pode nos deixar apreensivos. No entanto, para  quem vive dentro do plano de Deus, o dia e a hora não importa, o importante é estar o tempo todo em sintonia com Deus, ciente  de  que, há uma  vida melhor  por vir, uma vida em plenitude: a vida eterna!  
No início do evangelho, Jesus encoraja os discípulos, assegurando-lhes  que embora, sendo um pequeno grupo para uma missão tão grande, eles não  precisariam temer nada,  pois  no exercício desta missão grandiosa, eles estariam munidos da força do alto.  
Jesus convidou os discípulos de ontem  e hoje, convida a todos nós, a abrir mão dos bens terrenos, condição, para tomarmos  posse dos bens eternos! Convidou-nos,  a abandonar a mentalidade do mundo, para vivermos    a dinâmica do reino, que tem como ponto de partida  a entrega da vida!
Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes!”Jesus compara  este “ficar preparado,” com a postura de um  empregado, que mesmo sem saber a hora que o patrão irá chegar, está sempre preparado: pronto  para servi-lo!
Jesus nos  alerta sobre a importância de estarmos atentos, vigilantes o tempo todo,  o que não significa ficar parado, pelo contrário, devemos esperar por esta sua  vinda, no exercício da nossa missão, no lugar onde fomos plantados por Deus, para servir!
 “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.” No contexto do tempo de Jesus, estar com os rins cingidos, significava colocar sobre as vestes largas, um cinto ou uma corda na cintura para facilitar os movimentos do corpo, favorecendo a agilidade no trabalho.
Rins cingidos, falavam de serviço, foi o que o próprio Jesus fez; cingiu-se para lavar os pés dos apóstolos, numa atitude de humildade, de entrega, de serviço!
Manter as lâmpadas acesas, fala de vigilância, uma vigilância permanente, dia e noite, ou seja, todo o tempo de nossa vida terrena.
Ao longo do texto,  Pedro, o discípulo que não guardava dúvida, pergunta à Jesus: “Senhor tu contas essa parábola para nós ou para todos? Jesus responde com outro pergunta; “ Quem é o administrador que o senhor vai colocar à  frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?” Ao que parece, aquela parábola, dentro daquele contexto, era  primeiramente endereçada aos discípulos (pequeno rebanho), especialmente a Pedro, que mais tarde, seria o administrador à  serviço do povo de Deus.
Hoje, esta parábola, é para cada um de nós; discípulo missionário, todos nós, somos   administradores do que é de Deus, exercemos algum tipo de liderança, e como tal, precisamos nos conscientizar de que ser líder, não é sinal de privilégio, ser líder é missão, é sinal  de serviço!
O desafio de quem busca a eternidade, é não desanimar e nem se isolar. É servindo ao outro, é  partilhando a vida, que estaremos preparados para o nosso encontro definitivo com o Pai!
Em Jesus encontramos força e coragem  para enfrentar e superar  as adversidades da vida! Com Ele, em vez de medo, cultivamos em nossos corações, a semente da  esperança, fruto da fé!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário