.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O noivo está chegando - Claretianos

Sexta-feira, 30 de agosto de 2013
21ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Agilo de Rebais (abade), Bonifácio e Tecla (casal mártir), Bonônio de Locedio (abade), Estêvão Zudaire (jesuíta, mártir do Brasil), Fantino de Tessalônica (monge), Félix e Adauto (mártires), Fiacro de Brie (eremita), Gaudência de Roma (virgens e mártir), Juvenal Ancina (bispo), Margarida Ward (mártir), Pamáquio (senador romano), Pelágio, Arsênio e Silvano (monges, mártires), Pedro de Trevi (presbítero).
Primeira leitura1 Tessalonicenses 4,1-8Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade.
Salmo responsorial96, 1 e 2b.5-6.10-12 (R. 12a)Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
EvangelhoMateus 25,1-13 O noivo está chegando: ide ao seu encontro!
É provável que na comunidade de Mateus tenha crescido a preocupação pelo retorno de Jesus, o fim dos tempos estaria próximo. As especulações sobre esses possíveis acontecimentos impediam a concentração e a maturidade da comunidade. O fato de ninguém saber nem o dia nem a hora aumentava a incerteza. Não resta outra opção a não ser estar bem preparados. A parábola das virgens imprudentes e prudentes responde a essa preocupação.
Elas simbolizam duas alternativas na espera da chagada do noivo Jesus. Todas tem as mesmas possibilidades, a mesma informação e os mesmos instrumentos. As lâmpadas acesas simbolizam a ressurreição que ilumina as noites, mesmo as mais longas e escuras. Ante a chagada do noivo, as prudentes estão preparadas. A partir de sua experiência de vida, elas aprenderam a manter acesa a chama da vida.
As imprudentes, por outro lado, deixam para o último momento o que tiveram tempo para fazer desde o principio. Estar preparados significa estar despertos e ativos para escutar e colocar em prática a Palavra de Deus. – Para os cristãos de hoje muda o panorama, considerando que o Reino de Deus já está se realizando. Temos que estar preparados e ativos para tornar o reino visível e atrativo para as novas gerações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário