.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

“OS ÚLTIMOS SERÃO O OS PRIMEIROS!” - Olívia Coutinho

 
20 de Agosto de 2013
 
Evangelho– Mt 19,23-30
 
Quando optamos por Jesus, optamos pela vida! Jesus é a fonte de água viva que irriga todo o nosso ser, que  nos liberta de tudo aquilo  que tenta  nos desviar dos bens eternos!
É priorizando  os bens eternos, que estaremos imunizados contra todo e qualquer tipo de sedução arquitetada  pelo mundo.
É fazendo um caminho de volta às nossas raízes, que vamos descobrir na nossa essência, o verdadeiro sentido do nosso existir: viemos do Pai e para o Pai retornaremos, o que  deve nos conscientizar de  que não precisamos de tantas coisas, enquanto estamos por aqui, afinal, deste mundo, nada levaremos a não ser o bem que realizamos, este sim, é o único  material que precisamos, para construir a  nossa morada no céu!  
No evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre os perigos da riqueza. “É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Foi o que Jesus disse aos discípulos logo após o diálogo com um jovem rico que esteve às portas do Reino, mas não entrou, por não conseguir  liberta-se dos bens matérias, “coisas,”  que não passam pela porta deste reino.
 Diante desta afirmação de Jesus, os discípulos mostram-se apreensivos, e Pedro, preocupado quanto ao futuro deles, pergunta a Jesus: “Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?” Tudo indica que os discípulos, mesmo estando juntos do Mestre,   não compreendiam bem a dinâmica do Reino, ainda carregavam consigo a mentalidade do mundo, que visa  recompensa  por tudo  que se faz.  Os discípulos estavam longe de entender que o  Reino De Deus se  fundamenta na gratuidade,  no amor e na partilha.
No texto, confronta-se a lógica de Deus e  a  lógica do homem! A lógica do homem, é guardar, acumular, ter mais coisas, ser mais  rico, enquanto que a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se, é desprender-se, é partilhar!
Fazendo uma contraposição entre os valores do Reino e os valores classificados aos olhos do mundo, Jesus tranquiliza os discípulos garantindo-lhes que nenhum deles ficaria sem  recompensa por terem deixado tudo para segui-Lo: “Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna”.   Essa tranqüilidade que Jesus passou para  primeiros discípulos, se estende até nós, discípulos de hoje!
O seguimento à Jesus,  exige de nós renuncia, mas em momento algum Ele nos pede para abandonar os  nossos entes queridos. O que Jesus nos pede,  é que, coloquemos o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas, o que devemos abandonar mesmo, é o  egoísmo, o comodismo, a nossa mania de grandeza, grandes inimigos  que nos distancia de Deus e dos irmãos.
Precisamos abrir as portas do nosso coração, sairmos de nós mesmo para  ir  ao encontro do outro.
Do nosso convívio  em comunidade, vão surgindo novos irmãos, novas mães, novos pais, valores que ampliam a nossa família, nos trazendo uma valiosa recompensa!  
Quem faz  opção por Jesus, não está livre de perseguições, pois o seu testemunho  incomoda àqueles que se sentem bem instalados, que não querem mudanças, que vive  fechado no seu mundo, insensível ao sofrimento do outro.
Um seguidor de Jesus,  vai  encontrar inúmeros desafios pelo caminho, mas não vai  se abater diante às dificuldades, pois a certeza de que Jesus estará sempre com ele, lhe dará a segurança necessária para seguir em frente.
Os primeiros no reino dos céus, são todos aqueles  que o mundo despreza, ou seja: os últimos aos olhos do mundo! 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia

3 comentários:

  1. Bom dia! Muito bom o seu comentário, tem me ajudado muito, pois sou ministro da palavra e em nossa paróquia estamos sem Padre e temos várias comunidades para atender com celebrações da palavra.
    carlosfuzetti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olívia você é iluminada por Deus como, vc com essa dedicação que demonstra em seus comentários,leva a palavra a boa nova onde você nem imagina, que Deus ilumine sempre seus passos e toda sua família.

    ResponderExcluir
  3. OLÍVIA, REAVIVA O DOM DE DEUS QUE HÁ EM TI. O DOM VC TEM NAO É SEU É DA IGREJA DE CRISTO. PARABENS PELAS SUAS HOMILIAS. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A SUA VIDA. SEJA SEMPRE ASSIM...UMA CATÓLICA FERVOROSA..

    ResponderExcluir