.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? -Claretianos


Quarta-feira, 21 de agosto de 2013
São Pio X
Outros Santos do Dia: Anastácio de Savona (mártir), Balduíno (abade), Bassa e seus três filhos: Teogônio, Agapito e Fidelis (mártires), Bernardo Tolomei (abade, fundador do Mosteiro de Monte Olivetto), Ciríaco e Hilário (mártires), Ciselo, Camerino e Luxório (mártires), Euprépio de Verona (bispo), Maximiano e Bonoso de Antioquia (mártires), Paterno de Fondi (mártir), Privado de Mende (bispo, mártir), Quadrato de Utique (bispo, mártir), Sidônio Apolinário (bispo de Clermont), Umbelina (monja, irmã de São Bernardo de Claraval). 
Primeira leitura: Juízes 9,6-15
Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós, quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei. 
Salmo responsorial: Salmo 20,2-7 (R. 2a)
Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.
Evangelho: Mateus 20, 1-16a
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?
A avareza do jovem rico, apegado às suas riquezas, contrasta com a grande generosidade de Deus, que paga mais do que o estabelecido. A vinha simbolizava o povo de Israel, agora o novo povo de Deus, que corresponde a toda a humanidade. O ensino é claro. Não é a antiguidade, a qualificação, a quantidade de horas trabalhadas, os cargos que exercemos ou a riqueza que possuímos o que gera privilégios no chamado de Jesus, mas a gratidão e a misericórdia de um chamado que somente espera uma resposta generosa e desinteressada.
Na parábola está refletida a posição de alguns membros da comunidade de Mateus, que não viam com bons olhos que os pagãos, chegados à última hora, tivessem os mesmo privilégios que os judeus que trabalharam desde a primeira hora. Nesta lógica, a frase final, “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão últimos”, sublinha a premissa de que no Reino de Deus e na comunidade cristã todos somos iguais.
Essa realidade, em nossas comunidades e sociedades cristãs, infelizmente, está muito distante deste ideal de Jesus. Por sua situação econômica, por sua posição política, seu credo religioso ou sua cultura, muitos cristãos continuam sendo discriminados, excluídos e ignorados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário