.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A melhor parte - Helena Serpa

08 de Outubro - Terça - Evangelho - Lc 10,38-42
Reflexão Pessoal - Jonas 3, 1-10 – ” um chamado (a) à conversão!”

Depois de Jonas ter sofrido três dias no ventre da baleia o Senhor o libertou e, mais uma vez, dirigiu a ele a Sua palavra ordenando que se dirigisse a cidade de Nínive para anunciar a todos uma mensagem de conversão. Jonas, finalmente, obedeceu às ordens de Deus e dirigiu-se a Nínive para cumprir a sua missão. Quando escolhe alguém para, como seu instrumento, realizar uma obra de conversão, Deus vai às últimas consequências e não desiste do Seu intento. Todavia, quando não O obedecemos e nos desviamos do caminho, sentimos na própria carne os efeitos da nossa insubordinação, que vêm, justamente, para nos abrir os olhos e o coração. Na nossa vida, muitas vezes, nós só obedecemos à voz de Deus, depois que nós sofremos as dificuldades, os infortúnios e enfrentamos as provações. Parece que o nosso coração se torna mais maleável, mais compreensivo e a nossa alma humilhada se rende diante de Deus. O Senhor nunca nos deixará ao léu, e a provação é como um remédio que nos dá nova perspectiva de vida. Na narrativa do livro nós percebemos quanto foi produtiva a exortação de Jonas aos habitantes da grande cidade de Nínive: “ainda quarenta dias, e Nínive será destruída!” Os ninivitas não deixaram para depois e começaram logo a seguir as instruções do rei que acreditou no recado do Senhor por meio de Jonas. A Palavra de Deus por meio dos profetas é uma exortação para nós. Perdemos um tempo precioso porque nos restringimos a tão somente ”ler” os ensinamentos de Deus e não os pomos em prática. O Senhor também nos dá um prazo. Quarenta dias significa um tempo determinado, um prazo para a nossa conversão. Jesus no Seu Evangelho sempre nos fala que o tempo está próximo, fala no ladrão que virá à hora que ninguém espera, etc. Jonas prefigurou Jesus ao passar três dias no ventre da baleia e depois ser libertado por Deus. Jesus está sempre batendo a nossa porta: Ele já veio, foi morto, sepultado e depois ressuscitado para nos chamar à conversão e nos atrair para o Pai, portanto, não percamos tempo nem oportunidade. – Você também tem sido chamado (a) à conversão? – Você acredita nesse chamado e tem também “se vestido de saco”? – Você acha que Deus já suspendeu algum “mal que tinha ameaçado fazer-lhe”, por causa da sua obediência a Sua palavra? – A qual “cidade” você tem sido enviado (a) para anunciar o tempo de conversão?



Salmo 129 – “Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?”

Quando nos atormentamos no arrependimento é como se passássemos por uma noite escura. Esperamos o perdão de Deus com ansiedade, mas sabemos que podemos confiar na Sua misericórdia. Mesmo que estejamos nas profundezas do pecado, o Senhor escuta a nossa voz quando queremos de lá sair. Por isso, o salmista nos diz que o Senhor vem nos libertar de toda a nossa culpa, e não devemos nos desesperar, mas esperá-Lo mais que o vigia pela aurora.

Evangelho – Lucas 10, 38-42 – “A melhor parte”

Neste Evangelho Jesus nos abre os olhos para que possamos distinguir a maneira mais correta para realizar as nossas tarefas diárias. Com efeito, as duas irmãs de Lázaro nos dão uma amostra de como são as nossas atitudes na nossa vida cotidiana e a maneira como agimos quando temos tarefas a executar. Marta, preocupada com os afazeres da casa, preparava com muito amor a refeição para Jesus, no entanto, se inquietava por não ter a ajuda da sua irmã. Maria, porém, não menos acolhedora que sua irmã, sentou-se aos pés de Jesus para lhe fazer companhia, e O escutava falar. Diante da observação de Marta, Jesus, com muita sinceridade, deu a ela uma lição de vida: “Marta, Marta! tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.” Se estivermos bem atentos (as) nós iremos perceber também, que na nossa vida, nós nos agitamos e ficamos ansiosos (as) por coisas que nos são naturais fazê-las, e não precisariam de tanta preocupação. Jesus não censurou Marta pelo que ela estava fazendo, mas por causa da sua inquietação e angústia. Habitualmente, nós também nos preocupamos e queremos fazer muitas coisas de uma vez só, por isso, Jesus nos adverte que “uma só coisa é necessária“. A ação de nos sentar aos pés de Jesus para escutá-Lo faz com que possamos realizar as nossas ocupações com menos ansiedade e mais eficácia. Quando nós buscamos o reino de Deus pela oração, pela vivência da Palavra, as coisas acontecem naturalmente e tudo decorre por consequência da nossa busca. A oração nos leva à ação. Há que se ter uma fé coerente que nos leve a ser Maria, mas também, como Marta, para assumirmos os nossos encargos. De qualquer forma Jesus nos acolhe como somos e como estamos. -Você é Marta ou Maria no seu dia adia? - Você tem sabido equilibrar essas duas situações? – Quando você tem muito o que fazer durante o seu dia como é que você se sente? – Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres? - Faça essa experiência!

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário