.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A semente do Amor de Deus - Helena Serpa


29 de Outubro - Terça- Evangelho - Lc 13,18-21

Romanos 8, 18-25 – “a espera da glória futura “

São Paulo nos dá um entendimento da esperança que devemos ter na glória futura que se manifestará em nós, garantindo que os nossos sofrimentos de hoje não têm comparação com a plenitude que viveremos no tempo vindouro. Por isso, se cremos na Palavra do Senhor, nunca poderemos ficar tristes por causa das aflições e das tribulações pelas quais passamos. Assim, ele nos afirma: “Os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. O pecado dos nossos primeiros pais barrou a harmonia que mantínhamos conosco mesmo, com Deus e com os nossos irmãos e irmãs. Por isso, até mesmo a natureza se rebela contra nós por causa das nossas transgressões. Por isso, São Paulo também nos revela: “toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus”, isto é, a hora em que os homens, assumindo a salvação de Jesus serão libertos do pecado e irão agir como verdadeiros filhos de Deus. Por outro lado, há em nós também, um anseio interior muito forte que nos faz esperar pelo dia em que nos sentiremos definitivamente livres (as) da escravidão da corrupção e assim possamos desfrutar da glória futura. A natureza e toda a criação “geme como que em dores de parto” esperando pelo dia em que haverá harmonia entre ela, Deus e os homens. Pela fé, nós já estamos salvos (as), mas enquanto isso, a esperança nos faz estar firmes e perseverantes aguardando o grande dia em que nos reuniremos aos santos e aos anjos para celebrarmos juntos a glória do Senhor. Às vezes ficamos tristes quando falamos em ir embora aqui da terra, porém, esse é o nosso destino, e um dia, não perguntaremos mais nada, todas as nossas dúvidas serão tiradas. Enquanto isso, nós precisamos seguir vivendo o nosso dia a dia na perspectiva de filhos e filhas que desejam encontrar-se com o Pai. - Você também espera por esse dia com confiança? – Como você imagina ser a glória vivida no céu?- Você sabia que todas as intempéries que acontecem são por causa do pecado do homem? – Você já está aprendendo a acolher o sofrimento com esperança de vida nova?




Salmo 125 – “Maravilhas fez conosco o Senhor!” 

É quando estamos passando por provação e sofrimento que percebemos as maravilhas que o Senhor faz conosco. Muitas vezes choramos de tristeza por alguma situação difícil e angustiante, mas confiamos em que o Senhor pode mudar a nossa sorte e intervir na hora certa. E assim acontece: “chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!” Quando plantamos a semente no sofrimento colhemos os frutos na alegria. Por isso, nunca poderemos desanimar porque o Senhor fez maravilhas conosco.


Evangelho – Lucas 13, 18-21 – “A semente do Amor de Deus”

A manifestação do reino de Deus em nós acontece na medida da nossa dependência ao Seu Amor. Quando deixamos que a semente do amor de Deus caia no jardim do nosso coração, paulatinamente vamos percebendo a mudança e transformação das nossas atitudes a partir da nossa maneira de pensar. Por isso, Jesus compara o reino de Deus com a semente de mostarda que é um pequeno grão, mas que plantado tem a capacidade de crescer, transformar-se, expandir-se se tornando uma grande árvore. Na medida em que nós nos damos conta desse amor e nos entregamos a ele cresce em nós também o entendimento das coisas que o Senhor preparou para vivermos segundo a Sua vontade. È o reino de Deus que aos pouco se instaura na nossa vida mudando a nossa mentalidade e nos fazendo ter Jesus com Rei e Senhor. Desse modo os nossos pensamentos, sentimentos e ações vão se transformando nos pensamentos de Deus e Ele vai tomando conta de nós, nos dando conhecimento dos Seus planos, direcionando a nossa vida e nos tornando capazes de viver o Evangelho. O Amor de Deus então se vai tornando grandioso a ponto de extravasar e abrigar a todos os que dele são carentes. É como acontece também com o fermento que aos pouco faz aumentar a massa até que tudo fique levedado sem que se perceba. O coração que está aberto e disponível é terreno fértil para que o reino de Deus possa ocorrer. Deus não economiza o Seu amor! Jesus Cristo veio ao mundo para implantar entre nós o Seu reino de amor, assim sendo, vivemos o reino de Deus desde já, quando praticamos o Seu amor no dia a dia da nossa vida, nas nossas atitudes de acolhimento, de compreensão, de perdão, de partilha. Deus é Amor e, se somos Seus filhos (as), com certeza o amor mora em nós. – Você tem consciência de que a semente do amor de Deus foi plantada em você? – Você tem usufruído dessa bênção? – Você tem usado o amor de Deus para também amar as pessoas da sua vida? – Você se sente amado (a) pelas pessoas com o amor que vem de Deus?

Helena Serpa

2 comentários:

  1. gostei muito do comentario e vou me inspirar nele na celebraçao que irei presidir na proxima terça feira.
    muito obrigado pelas lindas palavras..

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do comntario e vou me inspirar nele na celebraçao que irei participar na próxima terça feira. 29/10 obrigado pelas lindas palavras e ajuda..

    ResponderExcluir