.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ANUNCIAR A BOA-NOVA DO REINO, É MISSÃO DE TODOS NÓS! - Olívia Coutinho



Dia 25 de Setembro de 2013

Evangelho Lc 9,1-6

A todo instante, somos chamados a ser missionários do Senhor! 
Todos são chamados, Jesus não faz restrições de pessoas, Ele nos mostrou isso, quando chamou os primeiros discípulos, pessoas simples, sem nenhuma formação.
Para levar ao outro a mensagem salvífica de  Jesus,  não é preciso  ter estudos, basta ter o coração largo para amar e a  disponibilidade  para servir!
 Antes de ser um  missionário,  precisamos  ser discípulo, frequentar a escola de Jesus, estar íntimo Dele, conhecer os seus ensinamentos e  os seus anseios! É a partir daí, que passamos a ser missionários, pessoas  desejosas de fazer Jesus ser mais conhecido, mais amado!
É a presença de Jesus que motiva o missionário a assumir com maior intensidade e alegria a cumplicidade no anuncio  do Reino, possibilitando assim, a  construção de   um mundo melhor, um mundo alicerçado nos valores irrenunciáveis do amor e da justiça.
O Evangelho de hoje, narra o envio dos doze primeiros  discípulos! O texto nos apresenta as características centrais do discípulo que se torna missionário.
O envio de dois a dois, nos fala  da importância da missão realizada em comunidade. O anúncio do Reino, não deve ser uma tarefa a nível pessoal e sim, em comunidade. Dois a dois, represente uma comunidade de fé, que  além de fortalecer  a credibilidade do testemunho, contribui para o encorajamento, ou seja, um, está sempre animando o outro!
Os discípulos, recebem de Jesus, recomendações  fundamentais, para o êxito da missão: “Não leveis nada pelo caminho, a não ser  um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro”. O que significa, não estar preso a nada, estar livre para o serviço!
E quando Jesus diz: “Quando entrares numa casa,  fiquem aí até partirem”, Ele quer dizer que não é necessário que o missionário evangelize em todas as casas, o importante é  gastar um tempo maior na evangelização de uma família, pois uma família  bem evangelizada, certamente  irá evangelizar as outras famílias, com o seu próprio testemunho de vida, aumentando assim, os trabalhadores da messe.
Todas as orientações dadas aos discípulos deixam - os numa situação de total  fragilidade, o que vem nos mostrar  que, para dar continuidade a missão de Jesus aqui na terra, é preciso  experimentar a pobreza total, o  esvaziar-se de si mesmo, confiando somente na providencia Divina.  É na dependência de Deus, que o missionário torna forte, um sinal visível do próprio  Jesus!
 Jesus, não  ilude os discípulos prometendo-lhes facilidades,  para ser bem claro, Ele descreve o futuro da missão, usando  a metáfora: “ser cordeiros no meio dos lobos”: Lc10, 3. Por tanto, os discípulos estavam  cientes  de que a missão seria  árdua,  que exigiria deles, muita coragem e fé!
 Hoje, somos nós, os convocados para  esta  missão! Precisamos ouvir e atender  esta convocação  de Jesus!  Ser  indiferente a esta sua convocação, é não reconhecer  tudo que Ele fez por nós, é ignorar o seu plano de amor!
Deus quer salvar a humanidade  contando com a nossa disposição, com o nosso serviço, por isto Ele  convoca cada um de nós para uma determinada missão.  
 As instruções que Jesus nos passa hoje, são  as mesmas que foram passadas para os primeiros discípulos.
Para desempenharmos bem a nossa missão, precisamos nos  libertar dos nossos apegos, só assim, estaremos livres para servir.
Nossa missão deve se desenvolver em clima de gratuidade, humildade e  desprendimento.
Um verdadeiro missionário, não deseja aparecer, e muito menos,  atrair pessoas  para si, pois ele não anuncia a si mesmo e sim: Jesus!  Esperar por recompensas, não é sua pretensão do missionário, o que ele  deseja mesmo, é levar Jesus ao outro!
 O Batismo,  é o primeiro passo do missionário e  a oração, é o combustível para a sua missão!
Anunciar a Boa nova do reino de Deus, não é missão específica para os padres, bispos, religiosos, é missão de todos nós.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia


2 comentários:

  1. Excelente comentário, minha irmã, pois, todos nós, que nos propomos a ser missionários de Cristo, precisamos fazer crescer em nós essa consciência do desprendimento e do nosso anonimato para que somente Ele apareça.
    Infelizmente muitos querem evangelizar de cima de um pedestal, querem anunciar o Cristo, mas também a si mesmos.E esse seu comentário é de grande valia para mover esses nossos irmãos. Que Deus a abençoe e a ilumine sempre!
    Joelson Oliveira da Mota

    ResponderExcluir
  2. Estou aprendendo muito com você que Deus te ilumine sempre minha irmã!

    ResponderExcluir