.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bem-aventurados vós, os pobres. -Claretianos



Quarta-feira, 11 de setembro de 2013
23ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Almiro (eremita), Diodoro, Diomedes e Dídimo (mártires de Laodicéia), Emiliano de Verceil (bispo), Félix, Régula e Exuperâncio (mártires de Zurique), Paciente de Lião (bispo), Pafnúcio de Tebaida (bispo), Proto e Jacinto (dois irmãos, mártires de Roma), Teodora de Alexandria (penitente), Vicente Ramiro (abade) e Companheiros (mártires)
Primeira leitura: Colossenses 3,1-11
Morrestes com Cristo; mortificai também vossos membros.
Salmo responsorial: Salmo 144, 2-3.10-13ab (R. 9a)
O Senhor é muito bom para com todos.
Evangelho: Lucas 6, 20-26
Bem-aventurados vós, os pobres. Mas ai de vós, os ricos.
As bem-aventuranças correspondem ao discurso inaugural da pregação de Jesus no evangelho de Lucas. Diferente do sermão da montanha de Mateus (Mt 5,2ss), o de Lucas ocorre ocorre na planície. Lucas construiu o relato das bem-aventuranças sobre uma comparação. Por uma parte, elogia e por outra maldiz. Elogia os pobes, os famintos, os que choram e os que são perseguidos e maldiz os ricos, os satisfeitos, os gozadores e os poderosos. 
É fácil imaginar que o contexto é de pobreza, fome e perseguição. Ao comparar torna-se estranho ver que os pobres não possuem a promessa de se tornarem ricos, nem os ricos de se tornarem pobres. O Reino de Deus é promessa para os pobres. Isto significa que os pobres não estão sozinhos e que não foram esquecidos.
Deus se coloca do seu lado, seu agir é solidário. Nosso continente vive muitas situações descritas nas bem-aventuranças. Pobreza, fome e exclusão fazem parte da vida cotidiana de milhares de comunidades. É aí onde Jesus vai agindo e conduzindo as pessoas para que encontrem o Reino de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário