.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Eu mandei degolar João -Claretianos



Quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Santos Cosme e Damião, Mártires (Memória facultativa).
Santos do Dia: Amâncio de Titerno (presbítero), Calistrato e quarenta e nove soldados (mártires de Roma), Cosme e Damião (303, mártires de Egéia, 303), Eusébio de Bolonha (bispo), Nilo de Rossano (abade, fundador da Abadia de Grottaferrata), Senador de Albano, Teresa Courdec (fundadora do Instituto do Cenáculo), Vigílio de Brescia (bispo).
Primeira leitura: Ageu 1,1-8
Edificai a casa e ela me será aceitável.
Salmo responsorial: Salmo 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a)
O Senhor ama seu povo de verdade.
Evangelho: Lucas 9, 7-9
Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?
O reinado de Davi marcou a consciência nacional do povo de Israel. Durante o resto de sua historia buscou um rei que se assemelhasse a Davi. Cada vez se tornou mais distante esta esperança ante o domínio exercido pelos impérios Persa, Grego e Romano. Nos séculos anteriores a Jesus, a idéia da chegada desse rei-messias ocorreria no final dos tempos, porém seria precedido por um precursor que prepararia o caminho. 
Esse precursor seria Elias que prepararia o dia de Javé. O evangelho de Mateus identifica claramente João Batista com o profeta Elias. É nesse contexto de espera que o messias se move em nosso relato. Herodes não chega a compreender quem é Jesus. Assusta-se com os rumores do povo em torno da chegada de um profeta; seu medo é que mude a situação de dependência de Israel porque ele mesmo havia mandado assassinar João Batista.

Hoje há muitos Herodes, empenhados em eliminar a vida e a esperança dos pobres e do meio ambiente, porém, ao mesmo tempo, nos surpreendem que pequenas comunidades, mesmo em momentos muito difíceis, mantenham viva a luz do projeto de Jesus. Ser Herodes é ser escuridão, ser luz é viver o empenho pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário