.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de setembro de 2013

IGNORAR O POBRE É IGNORAR O PRÓPRIO JESUS! - Olívia Coutinho


XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

29 de Setembro de 2013

Evangelho – Lc 16,19-31

Como filhos e filhas  do mesmo Pai, somos co-responsáveis pela vida dos nossos irmãos, por isto, temos que ter um olhar sensível, diferente, para com os que sofrem. 
A todo instante, pessoas  necessitadas de  ajuda,  desfilam diante dos nossos olhos, são  irmãos nossos, pessoas,  às vezes desprovidas do mínimo necessário para a sua sobrevivência.  E quantas  vezes, nós, que dizemos seguidores de Jesus, tampamos os nossos ouvidos para não ouvir os seus clamores, preferindo ignorá-los, para nos  isentar  de quaisquer responsabilidade sobre  eles. E assim,  vamos  buscando  mil desculpas para justiçar a nossa impassibilidade diante a esta triste realidade, perdendo a oportunidade de construir aqui na terra, a nossa morada no céu!
Um verdadeiro seguidor de Jesus, não pode  ignorar a dura realidade dos irmãos que sofrem, fazendo de conta que a desigualdade não existe. Precisamos  aprender a olhar o irmão com o olhar de Jesus,  um olhar que  não apenas constata  a sua  necessidade, como também, ajuda-o a encontrar o caminho que o possibilitará  uma vida digna.
O Evangelho de hoje, narra a parábola do rico e do Lázaro! Através de uma história, Jesus nos alerta, sobre a importância de cuidarmos bem dos pobres, são eles, os amigos de Deus, que abrirão a porta do céu pára nós!
Podemos perceber nesta parábola, que não é citado o nome do rico, somente o nome  do pobre: "Lázaro," o que vem nos reafirmar que os pobres são os prediletos de Jesus, Ele, os conhece pelo nome! 
 O rico desta parábola, não maltratava Lázaro, (o pobre), ele simplesmente o ignorava, perdendo a oportunidade de alcançar, através da sua ajuda à Lázaro, a vida eterna. A sua condenação, não foi pelo fato de ser rico, e sim, pelo bem que ele deixou de fazer.
Podemos comparar o rico desta história, com a elite da sociedade de hoje: nossos governantes, os responsáveis pela distribuição de renda e podemos comparar também, com todos aqueles  que se dizem cristãos, mas  que não tem compromisso com o evangelho, que ignoram o que é de mais precioso para Deus: os pequeninos, os pobres!
O Lázaro, representa o povo ignorado, sofrido e oprimido. Existem muitos Lázaros espalhados pelo mundo afora, passando fome, sedentos de amor, morrendo nas portas dos hospitais sem atendimento médico, e o pior, diante dos olhares insensíveis daqueles que poderiam ajudá-los .  
Outra coisa que deve  chamar a nossa atenção nesta história, é que Lázaro, mesmo sendo pobre, sobrevivendo das migalhas que caía da mesa do rico, não reclamava da vida, o que nos mostra, que ele tinha total confiança  na promessa de Deus, promessa, que se concretizou com o seu acolhimento no céu!
A parábola nos diz claramente que é impossível transpor o abismo que separa o inferno do paraíso. A ponte que nos liga ao céu, deve ser construída aqui na terra, no aqui e no agora, através de nossos  gestos concretos, depois que partirmos deste mundo, será tarde demais!
Não  esperemos,  que o pobre venha até a nós, para que possamos ajudá-lo, a exemplo de Jesus,  devemos ir até ele, certificar de suas necessidades, conhecer a sua história, demonstrar interesse por ele. A fome do pobre, nem  sempre é de pão, muitas  vezes, a sua fome, é fome  de amor!
O conceito de pobre e rico para Jesus é diferente do nosso conceito, para nós, pobre, é todo aquele que não possui bens, e rico, é todo aquele que possui muitos bens. Enquanto que para Jesus, podre, é todo aquele que se esvazia de si mesmo, para se tornar dependente da graça de  Deus, independente dele ter ou não ter bens materiais. Já o rico para Jesus, é todo aquele que acumula bens, que se fecha em si mesmo, que não sente necessitado de Deus. Por tanto, aos olhos de Jesus, existem pobres de bens materiais que são ricos em ganância e soberba, e ricos, que  são pobre, porque se esvaziam de si mesmos  para se tornarem dependentes de Deus.
 É bom tomarmos consciência de que no nosso julgamento final,  seremos cobrados pelo bem que deixamos de fazer!
No pobre está estampado o semblante de Jesus!
Ignorá-lo, é ignorar o próprio Jesus!


FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia



3 comentários:

  1. Esse Evangelho nos chama a fazer caridade,afinal Jesus vai chamar para morar eternamente com Ele,aqueles que deram de comer,de beber etc...a aqueles que precisaram.

    ResponderExcluir
  2. Bela bela bela reflexão Olívia! Obrigada! Deus a ilumine sempre para que continue nos mostrando através de suas palavras a ponte que nos liga ao Céu. Fica com Deus. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Olivia Coutinho pela bela partilha! Muito bom. Deus te ilumine sempre!!!

    ResponderExcluir