.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles -Claretianos


Sexta-feira, 6 de setembro de 2013
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Arator de Verdun (bispo), Agostinho, Santiano e Beata (mártires), Chainoaldo de Lião (bispo), Cútido, Eugênio e Companheiros (mártires da Capadócia), Donaciano, Germano, Mansueto e Leto (bispos, mártires), Eleutério de Spoleto (abade), Eva de Dreux (mártir), Fausto, Macário e Companheiros (mártires de Alexandria), Fausto de Siracusa (abade), Félix e Augeberto (mártires), Liberato de Loro (franciscano), Magno de Füssen (abade), Onesíforo e Porfírio (mártires), Petrônio de Verona (bispo), Zacarias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Eleutério de Espoleto (abade).
Primeira leitura: Colossenses 1,15-20
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Salmo responsorial: Salmo 99,2-5 (R. 2c)
Com canto apresentai-vos diante do Senhor.
Evangelho: Lucas 5, 33-39
Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.
A questão do jejum parece estranha em nossos dias. Hoje o jejum não vai além de uma tradição do tempo da Quaresma e da Semana Santa; além disso, não existe uma prática constante do jejum. Para nossos tempos, é surpreendente que escribas e fariseus entrem em conflito com Jesus e seus discípulos por razões de jejum.
Para a sociedade religiosa dos tempos de Jesus, o jejum tinha um caráter de lei. Era uma maneira de purificar-se para chegar a Deus. Surpreende que os discípulos de Jesus comam e bebam; e isso supunha contradizer os preceitos de pureza de sua sociedade. Jesus entrou em conflito com as autoridades religiosas de Israel.

Os evangelistas registraram em vários momentos este tipo de conflito. A resposta foi sempre a mesma: não é o que entra pela boca o que torna impuro o homem, ou que tornam impuras as pessoas, mas o que vem do coração. Esta é a novidade que Jesus estabelece, e essa novidade supõe uma mudança de hábitos e de comportamento: supõe barris novos. Não são as leis o assunto central, mas as pessoas. Fica o alerta: coloquemos as pessoas acima dos preceitos legais, programas políticos e práticas religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário