.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz - José Salviano

25º DOMINGO TEMPO COMUM

22 de Setembro
Ano   C
Evangelho - Lc 16,1-13


PRIMEIRA LEITURA
Estamos no reino do Norte de Israel em meados do séc. VIII a.C., época de grande prosperidade econômica de intenso comércio, uma prosperidade nunca vista, riqueza, luxo, bem estar, para as classes privilegiadas,a grande novidade daqueles tempos era que a indústria têxtil que fabricava tecidos, e a indústria mineira que fabricava a cutelaria (facas, lanças), dobradiças, etc.
Os comerciantes ficavam cada vez mais ricos explorando a maioria pobre de forma desonesta adulterando pesos e medidas (diminuíam a medida, falsificavam as balanças) entre outras fraudes. Socialmente, havia uma distância abismal entre ricos e pobres. Os ricos se enriqueciam às custas dos menos favorecidos pela sorte.
O profeta Amós denuncia este estado de coisas, ou seja, os comerciantes sem escrúpulos, que tiravam vantagens da realidade da época, para ampliar sempre mais as suas riquezas, explorando a miséria e o sofrimento dos pobres. Amós avisa: Deus não está do lado de quem, explora e  escraviza os irmãos.
A classe dirigente, rica e poderosa, dominava os tribunais e subornava os juízes, impedindo que o tribunal fizesse justiça aos mais pobres e defendesse os direitos dos menos poderosos.  Parece que a realidade não mudou muito hoje! Basta conferir nos noticiários.
O que mais indignava o profeta, era que tudo aquilo era sustentado pela base religiosa a qual apoiava a corrupção. As práticas religiosas eram de muita euforia, muito aparato, mas o culto era vazio em espiritualidade.
Será que temos algo parecido nos dias de hoje?  Alteração nos prazos de validade dos alimentos, compramos carne estragada que vai para o lixo, recibos que valem por uma nota fiscal cujas letras que se apagam em poucos dias, que mais, poderosos que ganham vultosos salários mais moradias, transportes e trabalham pouco, enquanto o pobre trabalha muito e o que ganha não dá para o seu sustento?
Cuidado! Quem lesa o pobre, está  lesando o próprio Deus.
SEGUNDA LEITURA
Paulo sugere que rezemos pelos administradores e autoridades da nossa sociedade... 
Porém, os brasileiros fizeram algo mais que isso (em 2013). Foram às ruas e protestaram contra as injustiças sociais, contra a violência derivada da má distribuição da renda e contra a mordomia daqueles que deveriam ser os primeiros a dar o bom exemplo.
Deus, nosso Salvador; Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
O Plano de salvação de Nosso Senhor, não faz distinção de pessoas. É para todos os homens: Ricos e pobres. Porém, o que notamos é que uns são indiferentes à mão estendida de Deus que nos resgata da areia movediça a que estamos afundando cada dia mais.  O poder econômico corrompe e deixa na mente do ser humano a sensação de que ele se basta a si mesmo, e que Deus é dispensável!  O dinheiro é o seu deus!
São uns tolos! Estão iludidos diante da realidade da vida, a qual se divide em duas partes, sendo que esta em que vivemos  é a menor.  E nesta menor parte da nossa vida, Deus nos deu a oportunidade de nos preparar para um dia merecermos estar na melhor parte da outra vida que é eterna.  E para conseguirmos esta trajetória de libertação, Deus nos enviou o seu Filho o qual além de nos revelar sua divindade, nos deu todos os recursos para conseguirmos  a salvação eterna. Pois há um só Deus, Jesus   um só mediador entre Deus e os homens que se entregou em resgate por todos.
Rezemos pois por todos os homens e mulheres. Nossa oração se fundamenta na vontade de Deus, e não deve ser egoísta.  Pois Deus quer a salvação de todos os homens da Terra.  Deus quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade, que está no Evangelho. E para isso cada um de nós deve cumprir a sua missão de missionário.
A oração é, então, a sintonia com  Deus e com o seu projeto de salvação. A oração deve ser dirigida a todos: Ricos, pobres, justos e injustos, pois Deus não faz distinção de pessoas em seu projeto salvífico. Paulo  especifica os reis e todos os que têm autoridade, para que governem com justiça afim de que tenhamos uma vida justa, e para que não tenhamos tanta violência...

EVANGELHO
Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios
do que os filhos da luz.

Com esta parábola, Jesus nos ensina que os bens deste mundo são passageiros e precários e que devemos  assegurar valores mais duradouros e consistentes.
O Evangelho de hoje nos mostra que os homens e mulheres que vivem apenas para esta vida terrena, são mais espertos do que nós, cristãos, que vivemos para a vida eterna. E Jesus nos aconselha a sermos mais eficientes nas coisas de Deus. Um exemplo disso é o avanço do mal no mundo, porque a catequese daqueles que são mercadores da morte é mais forte do que a nossa catequese. Portanto, irmãos, nós precisamos  ser espertos nas coisas de Deus como os homens do mundo o são nas coisas do mundo, ou seja, nos seus interesses e na divulgação do pecado.
Você reparou que o patrão da parábola em vez de castigar o seu empregado, o elogiou pela sua esperteza. E porque ele fez isso? Por que ao contrário do que muitos dizem, o empregado esperto não lesou necessariamente  o seu patrão. E porque? Esta diferença de cinqüenta no óleo e vinte no trigo era, segundo o costume, direito do administrador. Era costume, naquela época, o administrador conceder empréstimos com os bens do patrão. E como o administrador não era remunerado, ele se indenizava, aumentando, no recibo, a importância dos empréstimos. Quer dizer, na realidade, ele tinha emprestado do patrão apenas cinqüenta barris de óleo e oitenta sacas de trigo. O resto era lucro que ele ganharia. A atitude do administrador foi sábia, prudente e carregada de desprendimento. Ele privou-se do que tinha direito para ganhar a amizade dos seus amigos clientes, fazendo um grande investimento no  seu futuro. Porque logo que ficasse  sem o seu emprego, ele poderia contar com a ajuda dos seus compradores.  Mas então por que dizemos que aquele administrador era desonesto? Por que seus juros de 100% no óleo e 20% no trigo já eram desonestos, porque eram exagerados. Portanto, a  sua desonestidade está no anterior esbanjamento dos bens do patrão.
Irmãos. Assim se explica o porque na corrida entre o bem e o mal, infelizmente este está vencendo com vantagem. É porque os malvados são mais espertos, mais corajosos e astuciosos em sua catequese do mal, mais empenhados em conseguir seus objetivos, do que os cristãos estão empenhados em divulgar o bem. A nossa catequese está acuada na paróquia, acanhada, estamos com medo de irmos até a periferia, estamos acomodados no conforto paroquial, e não estamos dispostos a enfrentar o desconhecido, levando o Evangelho de Jesus Cristo. A nossa catequese está muito fraca, e podemos ver isso nos nossos sermões e homilias mal preparadas. Não se admite que sejam ditas algumas palavras só para não deixar de se dizer nada, e pronto. As nossas homilias e sermões precisam ser bem elaboradas, com muita oração e leituras, pois depois da Eucaristia, a explicação ou reflexão da palavra é o que garante a volta do cristão na missa. Se ele, o cristão foi à missa e não voltou de lá diferente de quando entrou no templo, algo saiu errado. E esse algo foi a homilia mal preparada. A nossa homilia precisa ser contundente, de impacto, capaz de converter, tem de ser transformadora da pessoa que a ouve.
Aqueles que fazem a  catequese do pecado, divulgadores da propaganda do pecado, aqueles  que são apóstolos do pecado, são mais entusiasmados do que nós. Eles estão nas baladas, nos bailes funks, nas letras das músicas, nos filmes, nas novelas, nas ruas, na televisão, nas escolas, no apostolado e no testemunho dos amigos, etc.
Enquanto nós, o que estamos fazendo? Será que convidamos o nosso vizinho para a missa?  Será que estamos dando bons exemplos? Já fomos em alguma festa, balada, favela, periferia para divulgar o Evangelho?  Temos alguma  pastoral da visita?  Já fomos visitar as famílias do perímetro paroquial para convidá-los para a missa?
E os jovens da nossa paróquia?  As missas estão cheias deles? O que estamos fazendo para atraí-los?  
Caríssimos. Por vezes repetimos aqui algumas idéias. Porém, estas repetições são cabíveis, assim como os comerciais se repetem até conseguir que compramos aquele produto sem questionar seus reais benefícios...
Vamos nos esforçar e nos unir como os jovens da Jornada Mundial da Juventude.  E assim, um dia inverteremos esta realidade, ao ponto de podermos afirmar, que:  Com efeito, os  filhos da luz são mais espertos na evangelização e na propagação do bem, do que os filhos deste mundo o são na catequese do mal e em seus negócios...


Vai e faça o mesmo.    Um bom e santo domingo.

José Salviano. Ainda estou vivo!

9 comentários:

  1. Quero fazer um comentário sim... é que estou muito contente com o site. Parabéns! Muito bem bolado! Instrui-nos bastante, atendendo ao apelo de Deus. Admiro também porque já nos fala para as leituras do domingo seguinte. Muito bom! Parabéns! Que o Espirito Santo os ilumine cada dia mais. Clesio.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar o site, pelas belas mensagens e informações religiosas que nos traz, nos ajuda a refletir melhor o nosso dia a dia e até mesmo nos preparar para participar da comunidade, grande abraço e que o Espirito Santo as ilumine.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto houver vida há esperança. Não desista meu irmão. Você está sempre nas minhas orações.Acredite na providência de Deus.
    Continue sendo luz para todos que querem conhecer Jesus um pouco mais. Repito. Não desista. Precisamos de você.
    Que a paz de Cristo esteja sempre contigo.
    Um forte abraço de quem muito te admira.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esse site!!! Ele me ajuda muito, esclarece muitos pontos das leituras que as vezes me é difícil compreender. Deus o abençoe e que o Espírito Santo o ilumine sempre!!!! A PAZ DE CRISTO ESTEJA SEMPRE COM VOCE!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo.nos ajuda muito nas homilias dominicats,que Deus ABENÇÕE voces

    ResponderExcluir
  6. Força meu irmão, é muito bom o seu trabalho precisamos de você!

    abdonalmeida2011@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Força meu irmão, é muito bom o seu trabalho precisamos de você!

    abdonalmeida2011@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente o site é bastante elucidativo, contribui muito para as minhas homilia. Semanalmente acompanho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Comentários maravilhosos. Encontrei este site há poucos dias. Uma benção de Deus. Sua leitura antecipada, nos auxilia para um melhor entendimento e participação na santa missa.

    ResponderExcluir