.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pode um cego guiar outro cego?-Claretianos



Sexta-feira, 13 de setembro de 2013
São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja (Memória). 
Outros Santos do Dia: Amadeu de Remiremont (abade), Amadeu de Sens (bispo), Amadeu de Sion (bispo), Emiliano de Valência (bispo), Eulógio de Alexandria (bispo), Filipe de Alexandria (mártir), Ligório de Tours (bispo, mártir, + 371), Macróbio e Juliano (mártires da África), Martinho III de Camaldoli (abade), Maurílio de Angers (bispo), Venério (eremita na Ilha Palmária). 
Primeira leitura: 1 Timóteo 1,1-2.12-14
Eu que antes blasfemava encontrei misericórdia.
Salmo responsorial: Salmo 15, 12a e 5.7-8.11 (R. 5a)
O Senhor é a porção da minha herança
Evangelho: Lucas 6, 39-42
Pode um cego guiar outro cego?
A responsabilidade é um assunto difícil. As pessoas tendem a não assumir a culpa gerada pela própria responsabilidade. Buscamos mecanismos para desculpar a nós mesmos e a culpar os outros. É difícil olhar para nós mesmos e assumirmos as consequências de nossas ações. Jesus chama a nossa atenção justamente sobre essa atitude de vida.
Tentamos imaginar a comunidade a quem se destina o evangelho. Provavelmente pensamos em muitas divergências circulando em seu interior, e talvez muitas pessoas que se acreditavam mestras de sabedoria. Diante dessa situação, Jesus afirma que o verdadeiro discípulo é aquele que tem a capacidade e reconhecer seus erros e sentir-se parte constitutiva de uma comunidade.
Em nossas famílias, comunidades e grupos são comuns as dificuldades nas relações interpessoais. É importante gerar dinâmicas, trabalhos e espaços que nos ajudem a reconhecer nossas próprias limitações pessoais e comunitárias, que ajudem a nos reconciliar, e que nos permitam estabelecer melhores relações.
Muitos projetos e experiências, bons em si mesmos, porém terminam fracassando por problemas de comunicação. É muito bom saber reconhecer a nós mesmos tal como somos, ter ciência de nossas fraquezas e debilidades, a cultivar a humildade e a valorizar os irmãos tal como são.


Nenhum comentário:

Postar um comentário