.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Segue-me! - Claretianos



Sábado, 21 de setembro de 2013
São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Festa).
Outros Santos do Dia: Alexandre de Baccano (bispo, mártir), Eusébio da Fenícia (mártir), Ifigênia da Etiópia (virgem), Isácio de Chipre (bispo, mártir), Jonas (profeta bíblico do Antigo Testamento), Melécio de Chipre (bispo), Pânfilo de Roma (mártir). 
Primeira leitura: Efésios 4, 1-7,11-13.
Foi Cristo quem instituiu alguns como apóstolos, outros como evangelistas. 
Salmo responsorial: 18, 2-5.
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra. 
Evangelho: Mateus 9, 9-13.
“Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
Os coletores de impostos fazem parte de uma das tantas profissões consideradas impuras no tempo de Jesus. Os impostos eram o sistema comum com os quais o Império Romano financiava suas campanhas militares e sua administração pública nos territórios ocupados. Costumavam delegar a responsabilidade da arrecadação a terceiros em forma de concessão.
Por sua vez, estes delegavam a outros funcionários que atuavam diretamente junto às cidades e aldeias. Tanto os funcionários do primeiro nível como os do segundo, obtinham um pagamento da própria arrecadação; com esse sistema eram muito comuns os abusos, excessos e acréscimos no valor dos impostos.
Assim os arrecadadores de impostos eram pessoas antipáticas para a maioria da população. Por isso, os fariseus criticavam Jesus, que comia e se associava aos arrecadadores de impostos, pois eram pecadores. A postura de Jesus é simples e profunda: o Reino de Deus é para os pecadores, para os que necessitam de salvação.
Trata-se de uma reabilitação do pecador mais do que pensar na sua exclusão. – Como crentes, rejeitemos profundamente o pecado que encontramos em outros, porém é tarefa nossa acolher sem preconceitos o pecador. Deploramos o mal presente no mundo, porém trabalhemos constantemente para construir um mundo melhor do qual todos fazemos parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário