.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A semente cresce e torna-se uma grande árvore. -Claretianos


Terça-feira, 29 de outubro de 2013
30ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Abraão de Rostov (abade), Ana de Constantinopla (viúva, eremita), Baldo de Sens (eremita), Colmano de Kilmacduagh (bispo), Elfleda de Ramsey (abadessa), Ermelinda de Meldaert (virgem), Estêvão de Caiazzo (bispo), Eusébia de Bérgamo (virgem, mártir), Germano, Rufo, Ismio, Ismidon e Joire (monges de Talloires), Jacinto, Quinto, Feliciano e Lúcio (mártires), João de Autun (bispo), Kennera da Escócia (virgem, mártir), Maximiliano de Lorch (bispo, mártir), Narciso de Jerusalém (bispo), Sigolino de Stavelot (abade), Teodoro de Viena (abade), Terêncio de Metz (bispo), Zenóbio de Antioquia (mártir). 
Primeira leitura: Romanos 8,18-25
Toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus.  
Salmo Responsorial: Sl 125 (126), 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6 (R/. 3a)
Maravilhas fez conosco o Senhor!  
Evangelho: Lucas 13,18-21
A semente cresce e torna-se uma grande árvore.
Jesus leva em conta duas imagens da vida cotidiana daquele tempo: a semente de mostarda e fermento. O primeiro exemplo nos remete à vida rural, ao processo de semear e crescimento da semente menor dentro de uma plantação. Quem semeia é um homem. Enquanto no segundo exemplo, a protagonista é uma mulher, que vive o processo de mesclar fermento em três medidas de massa, até conseguir que toda massa fermente.
Jesus explica o Reino de Deus de uma maneira simples, sem discursos e sem palavras complexas, de modo que seja compreendido por seus ouvintes. Trata-se de um processo, sem eventos extraordinários, concretizado em sinais cotidianos que vive nas pessoas. O objetivo da semear é que a semente cresça até se converter em árvore que possa acolher as aves. Enquanto que o fermento fará crescer a massa toda.
Como discípulos de Jesus somos sementes que devemos crescer dia a dia nos valores do Reino, de maneira que todos os irmãos, especialmente os mais excluídos, possam encontrar acolhida e compromisso solidário. Também somos convidados a ser fermentos dos valores que Jesus nos encomendou e fazê-los florescer em nossas comunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário