.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Eis que conceberás e dará à luz um filho. -Claretianos


Segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Nossa Senhora do Rosário
Outros Santos do Dia: Augusto de Bourges (abade), Júlia (mártir de Augusta do Eufrates), Justina de Pádua (virgem, mártir), Marcelo e Apuleu (mártires de Roma), Marcos (papa). 
Primeira leituraAtos dos Apóstolos 1, 12-14
Perseveravam na oração com Maria, a mãe de Jesus. 
Salmo responsorialLucas 1, 46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R/. 49)
O Senhor fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome. 
Evangelho: Lucas 1, 26-38
Eis que conceberás e dará à luz um filho.
Cada vez que ouvimos esta leitura ela toca o nosso coração. Esta parábola nos situa ante uma pergunta fundamental: “quem é meu próximo?” Quatro personagens estão a caminho de Jerusalém a Jericó. Um sem nome, se debate entre a vida e a morte, dois representantes do sistema religioso da capital e outro, samaritano.
Suas atitudes ante o homem meio morto falam por si só e revelam em profundidade a qualidade humana em seus corações. O sacerdote e o levita vêem o ferido e passam distantes. O samaritano, ao contrário, vê e se compadece. Lucas nos mostra em detalhes a atitude do samaritano sobre quem pesava muitos preconceitos.

A presença do sentimento de compaixão é o que diferencia os personagens religiosos do samaritano. Todos podem ver o homem caído, mas nem todos conseguem se colocar em seu lugar. O samaritano trata e cura as feridas, transporta o ferido em seu animal e o conduz a uma pousada para que tenha os cuidados necessários. Assume os gastos, convida o dono da pousada, a nós e as comunidades cristãs de hoje a cuidar da vida ameaçada de nosso próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário