.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de outubro de 2013

FAZEI TODO ESFORÇO POSSÍVEL PARA ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. – Olivia Coutinho


 Dia 30 de Outubro  de 2013
          Evangelho Lc 13,22-30

 A busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista!
  A todo instante, Jesus nos convida a dar um sentido novo à nossa existência, uma única e fundamental direção, nos propondo algo de concreto: a santidade como meta para chegarmos à vida eterna! E quantas vezes, somos   indiferentes  a este  convite de Jesus. Ás vezes, até queremos  trilhar o caminho da santidade, mas não queremos romper com as coisas do mundo. Sem um rompimento com as estruturas geradoras de  pecado, não tem como aderir   à proposta de Jesus!  
O caminho da santidade, que nos conduz  à vida eterna, é um caminho traçado por Deus e não por nós, para trilharmos este caminho, precisamos nos libertar dos nossos apegos, deixar de projetar a nossa vida tendo nós mesmos como referencia,  para nos envolver no projeto de Deus, que tem como referencia, unicamente Jesus!
É importante refletirmos  quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena, conscientizarmos de que este nosso tempo presente, deve ser um tempo útil à nossa caminhada rumo à eternidade,  pois este é o único  tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus  nos concede, para buscarmos a nossa salvação.
Fomos criados e orientados por Deus a direcionar a nossa existência  como uma flecha que busca  o seu alvo, e o nosso alvo é o próprio Deus, Ele deve ser o nosso objetivo primeiro, Àquele que dá o verdadeiro sentido ao nosso existir.
O evangelho de hoje, vem nos acordar para uma realidade que não podemos fugir: a transitoriedade da nossa vida terrena, da vida que passa! 
O tema que a liturgia  nos propõe, é a salvação. É preciso buscar a porta estreita, renunciar às  inúmeras  portas largas existente no mundo, portas convidativas  que tentam nos desvirtuar  dos bens eternos.
O texto chama a nossa atenção sobre importância de nos preencher de Deus, de fazermos  da nossa vida, um  santuário que acolhe a todos! Nossa salvação, passa pela pratica do amor e da Justiça,  única condição para  sermos reconhecidos por Jesus.
Deus quer que todos sejam salvos, foi para isso que Ele enviou o seu Filho ao mundo, Jesus  é a porta estreita por onde devemos passar!
Temos a tentação de achar que correndo atrás de Jesus para o louvor, para as celebrações, seremos os primeiros a chegar até ele, o que de nada adianta, se pelo caminho ignoramos os que estão caídos, necessitados de nossas mãos para reerguê-los!  Estes, os caídos,  serão os  últimos a chegarem até Jesus, devidos as suas fragilidades,  mas serão os primeiros a entrar pela porta da eternidade.  A chave desta porta estreita, são eles, a quem negamos a justiça e o amor!
A passagem pela porta estreita é uma graça,  uma oferta do amor de Deus, que foi alcançada pelo sacrifício do seu Filho Jesus! O esforço para passarmos por esta porta, é no sentido do acolhimento a esta graça que aniquila o nosso egoísmo.
 “Senhor, são poucos os que se salvam?”  Jesus, conhecedor do que está por detrás das palavras, não responde diretamente,  Ele vai  mais além,  aproveita  esta pergunta, para fixar  o essencial!  A pergunta, é sobre  números,  mas Jesus responde sobre o modo de alcançar a salvação: “Entrai pela porta estreita…”
Buscar a felicidade fora do plano de Deus, é  rejeitar a porta estreita, é optar pelas portas largas abertas pelo mundo.
Estar no caminho da  santidade,  é  estar configurado com o formato da porta estreita que é o próprio Jesus, Jesus, se apresenta como a porta estreita, como o caminho,  a verdade que nos liberta, que nos possibilita uma vida em plenitude.
As palavras de Jesus, é  uma alerta para todos nós:  a Salvação é dom gratuito de Deus, não a alcançaremos por merecimento nosso, e sim, pela Sua misericórdia! O que cabe a nós, é acolher esta oferta de amor, aderindo à proposta de Jesus, nos comprometendo com o seu projeto de vida nova...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário