.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fé como um grão de mostarda- Helena Serpa


11 de Novembro - Evangelho - Lc 17,1-6
 Sabedoria 1, 1-7 – “O Espírito do Senhor enche toda a terra”.

O autor do Livro da Sabedoria nos dá o título de governadores da terra, ou seja, de cooperadores de Deus, na construção de um mundo mais justo e nos ensina a procurar a Deus a partir da simplicidade do nosso coração numa atitude de confiança e abandono. O amor à sabedoria é o princípio da justiça, porque ela só habita na alma de quem busca a Deus de todo o coração e foge da astúcia e dos pensamentos perversos dos homens deixando-se conduzir pelo Espírito de Deus sem Dele exigir provas. Para que nós possamos viver aqui na terra norteados pela sabedoria do Senhor, precisamos ter consciência de que o pecado que cometemos nos arranca de Deus e, por conseguinte, nos tira a essência da Sabedoria, que é o Amor. Sem o amor de Deus não existe sabedoria, porque ela é um dom gratuito do Espírito Santo, que é o Amor entre o Pai e o Filho agindo em nós. A sabedoria é um espírito que nos ama, mas, também nos repreende e nos corrige. O próprio Deus, porque conhece os nossos pensamentos e investiga o nosso coração segundo a verdade da Sua justiça, é quem nos ensina e nos admoesta. É Ele quem nos exorta e nos anima, com amor, a palmilharmos o caminho projetado para a nossa felicidade. Resta a cada um de nós permanecer firmes na busca da sabedoria, porque assim fazendo, o Espírito do Senhor que enche toda a terra e mora no nosso interior, nos manterá em unidade com o pensamento do Pai e, assim, teremos conhecimento dos Seus segredos de amor. - Você busca a sabedoria de Deus? Como você tem feito isso? - Você acha que precisa dela para caminhar aqui na terra? - Qual a idéia que você tem de uma pessoa sábia? - Para você existe diferença entre sabedoria e sagacidade? Reflita sobre isso! - Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo?

Salmo 138 – “Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!”

Não podemos fugir de Deus porque, Ele que nos criou, sabe e conhece profundamente tudo o que se passa conosco. A única coisa que poderemos fazer é, justamente, nos deixarmos governar pelo Seu Espírito, entregando-nos à ação da Sua Mão poderosa e firme. Não tenhamos medo de falar, mas estejamos certos (as) de que tudo o que sai da nossa boca é do conhecimento de Deus. Ore com esse salmo mais de uma vez e faça a experiência do salmista: tente fugir de Deus e chegue a uma conclusão. Anote o que você percebeu.

Evangelho – Lucas 17, 1-6 “fé como um grão de mostarda”

Jesus nos exorta a tomar atitudes concretas de fé. A nossa fé também é medida pelas ações que praticamos em favor do próximo e que nos ajudam a levantá-lo. É nas mínimas ações que a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser cultivada, exercitada. Esse exercício fará com que ela cresça e se torne firme. Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Provocar escândalos, promover desunião, levantar falso testemunho, são atitudes que negam o nosso estágio de Fé. Os escândalos são inevitáveis, mas que eles não aconteçam por nossa causa!
Quando nós advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem amamos e torcemos por elas, precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus. Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar sete vezes significa perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo. Contudo, para por em prática o que Jesus nos recomenda, necessitamos cada vez mais nos apossarmos do dom da fé. Somente pela fé é que poderemos exercitar o perdão, a reconciliação, a serenidade diante das dificuldades, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. Por isso, quando Jesus falava sobre essas coisas aos Seus discípulos, eles o pediam “Senhor, aumenta a nossa fé!” Entretanto, o importante para nós, não é possuir uma fé grande, mas, tomar posse do dom da fé que já recebemos do Senhor no nosso Batismo, a fim de que sejamos capazes de tomar atitudes concretas de fé, com amor. - Em que tem se baseado a sua fé? Na sua capacidade de acreditar ou no seu abandono ao Amor de Deus? - Você tem sido sinal de tropeço para alguém? - Qual tem sido o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você?- Jesus nos manda repreender o irmão e perdoá-lo. Como você tem feito isto? – Você tem sabido admoestar as pessoas que causam escândalo, com amor? – O que você faz quando vê um irmão, ou uma irmã no erro?

Helena Serpa


Nenhum comentário:

Postar um comentário