.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 6 de outubro de 2013

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!" - Olívia Coutinho



XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 13 de Outubro de 2013

Evangelho de Lc 17,11-19

Quantos de nós perdemos tempo na vida, reclamando do que não temos, ao em vez de nos ocuparmos em agradecer a Deus pelo muito  que temos!
Deus nos presenteia a todo o momento, a começar pela nossa vida! A vida é, pois, o nosso maior presente, um presente que devemos partilhar com outro!
A todo instante, Jesus nos convida a sermos propagadores do seu amor no mundo, possibilitando  o outro de  fazer também a  experiência do encontro com Ele.
Como seguidores de Jesus, comprometidos com o evangelho, não podemos  ficar  indiferentes às inúmeras graças que recebemos de  Deus  e nem deixar que irmãos nossos, desconheçam a verdade que liberta!
Podemos ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor, no meio em que vivemos, portanto, o reino de Deus não vai acontecer através de nós. O Reino de Deus só acontece através de nós, quando assim como Jesus, nos tornamos fonte de vida para o outro, eliminando as trevas de sua vida!
 Muitas vezes, o que aflige o nosso irmão, não são os problemas em si, e sim, a falta de disposição para enfrentá-los, por não verem nenhuma perspectiva de saírem de suas dificuldades.  É aí, que deve entrar as mãos de Deus em nossas mãos, afim de que possamos restaurar  uma vida que se aniquila por falta de motivação.
Muitos irmãos, não conseguem sair de situações difíceis, por  falta  de alguém que lhe mostre o Deus da vida, o Deus que é maior do que o seu problema!
Podemos perceber no evangelho de hoje, o quanto é importante propagar o amor de Deus no mundo!  Foi graças a esta propagação, que dez leprosos, citados no evangelho, encontraram  o caminho para se  libertarem de um mal que lhes causava, além das feridas no corpo, feridas profundas na alma.  Condenados pela sociedade, a viverem excluídos do convívio social, sem o  contato  com a  família, estes dez leprosos,  sobreviviam nas periferias, num total abandono. É nesse contexto que Jesus, caminhando para Jerusalém, encontra com estes leprosos! Certamente, eles já tinham ouvido falar do poder de  Jesus, isto é,  o amor e  a  misericórdia de Jesus, já havia sido propagados naquelas redondezas, o que despertou neles, a esperança de serem curados por Jesus, que naquele momento, significava uma luz no fim do túnel!
Cientes de suas limitações, eles não ousaram  em aproximar de Jesus, mas de longe gritaram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Jesus é muito breve neste encontro, apenas ordena-os a irem até os sacerdotes, pois só eles, poderiam liberá-los para o convívio  social, após constatar a sua cura, cura, que Jesus sabia acontecer, ao longo do caminho!  
Em obediência a Jesus, os leprosos, cheios de esperança,   tomam o caminho indicado por Jesus e durante o percurso, percebem que estão curados!  Um deles, logo que se viu livre da lepra, retorna  ao encontro do Sacerdote  Maior, aquele que lhe concedera a cura: Jesus! Prostrado à seus pés, ele recebe também a cura interior, ou seja a sua Salvação. Este, era um samaritano, considerado inimigo dos judeus, foi o único  que ao sentir tocado pela intervenção de Deus em seu corpo, quis também experimentá-la no seu interior. Uma atitude que podemos constatar  com a sua decisão de  retornar à Jesus.
Antes de receber a cura, o samaritano  grita Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de reconhecimento de que Jesus é o próprio Deus! É este reconhecimento que o levou a ficar totalmente libertado de tudo que o escravizava: doença, preconceito, abandono...
A salvação é um presente que Deus oferece a todo aquele que crê em Jesus e que se dispõe a  segui-lo. É por isso que este samaritano, vindo de um povo que não honrava a Deus, recebeu a cura física e interior e simultaneamente a salvação, o que nos  mostra, que não é pela região que se dá testemunho de fé, e sim, pela crença no poder misericordioso de Jesus! Enquanto que os outro nove, vindos de um povo  judeu, se contentaram somente com a cura do corpo, se negando  voltar para receber a cura interior.
Jesus questiona: “ e os outros nove, onde estão?” Este  questionamento de Jesus,  não significa que Ele queria ouvir um agradecimento verbal, o  que  incomodou Jesus   foi o fato deles não  interessarem pela cura interior, perdendo a oportunidade  de experimentar a ação de Deus em suas vidas, numa cura total, ou seja, a cura do corpo e da alma.
A nossa gratidão a Deus, não deve se resumir num simples:”Obrigado Senhor! Não é erguendo as mãos para o alto e nem proferindo palavras bonitas, que demonstramos a nossa gratidão a Deus, e sim, nas nossas pequenas ações de bondade do dia a dia.
Mais importante do que o encontro com Jesus, é  permanecer com Ele, o que os nove leprosos não fizeram!
E nós, com quem identificamos:  com o Samaritano? Ou com os nove leprosos  que não voltaram para ficarem com Jesus?

 TENHA UM BELO DOMINGO!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


Um comentário:

  1. Muito bom o seu comentário, me ajudou muito.
    Muito obrigado: Julcélio

    ResponderExcluir