.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis fazer. Padre Queiroz

19 de Outubro - Sábado - Evangelho - Lc 12,8-12

Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis fazer.
Neste Evangelho, Jesus trata do testemunho que devemos dar dele, nas horas difíceis. Ele começa dizendo que quem se declarar a seu favor, ele se declarará a favor também; e quem o renegar será negado por ele. Portanto, o nosso julgamento é antecipado e realizado por nós mesmos, aqui no nosso dia a dia, mediante o nosso testemunho a favor ou contra Cristo. É bom lembrar que, em outra ocasião, Jesus disse: “Quem não está comigo está contra mim” (Lc 11,23).
Se alguém, para salvar a sua vida, renegar Jesus, acontecerá o contrário: perderá a sua vida no sentido pleno. É bom lembrar que tomar partido pró ou contra Cristo mostrar-se solidário com o próximo, especialmente com o mais desfavorecido.
Vemos por aí que uma “fé sem obras é morta” (Tg 2,20). Uma fé que não atua pela caridade não salva ninguém. A nossa conduta deve corresponder às nossas crenças, sob pena de incorrer na hipocrisia.
Em seguida, Jesus admite que haverá pessoas que o negarão, ou não admitirão a sua divindade, por motivos mais ou menos compreensíveis, entre os quais está o medo, como aconteceu com o Apóstolo Pedro.
“Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.” O evangelista Marcos, ao narras essas mesmas palavras de Jesus, acrescenta: “Isso porque diziam: ele tem um espírito impuro”. Alguns inimigos de Jesus queriam a todo custo provar para o povo que ele era uma pessoa má. Não conseguindo isso, devido aos milagres que Jesus fazia, apelaram e diziam que os milagres eram feitos por obra de Belzebu, o chefe dos demônios. Assim, pecavam contra o Espírito Santo porque atribuíam ao demônio uma obra que era do Espírito Santo.
“Quando vos conduzirem aos tribunais, não fiqueis preocupados como vos defender, pois nessa hora o Espírito Santo vos inspirará o que deveis dizer.” Em toda a história da Igreja, os cristãos experimentam e comprovam essa assistência do Espírito Santo. Cada vez que um cristão é atacado por dar testemunho de Jesus e de sua Igreja, nessa mesma hora em que é atacado ele dá outro testemunho ainda mais bonito. Na Igreja primitiva, o livro dos Atos dos Apóstolos nos mostram essa ajuda do Espírito Santo.
“Quando vier o Defensor..., ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho” (Jo 15,26-27). Tudo isso nos encoraja a abrir a nossa janela e ver o mundo com seus desafios, e depois abrir a nossa porta e sair para colaborar na sua superação.
Certa vez, uma senhora plantou em seu jardim uma muda de roseira. Regava-a todos os dias, na expectativa de ver suas belas flores. Mas, antes, vieram os espinhos. A mulher ficou decepcionada com a sua roseira, principalmente depois que levou algumas espinhadas. E parou de regá-la. Assim, a pobre roseira chegou até a dar alguns botões, mas antes que aparecessem as flores ela morreu.
A nossa vida cristã tem flores bonitas, mas antes aparecem os espinhos, espinhos doloridos às vezes. Nessas horas não devemos desanimar, ainda mais que o Espírito Santo nos assiste. Se fizermos assim, teremos a alegria de ver lindíssimas rosas.
Maria Santíssima é chamada de Rosa Mística. Que ela nos ajude a seguir o seu Filho, mesmo que levemos espinhadas.
Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis fazer.


Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário