.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Pai Nosso-Alexandre Soledade


09 de Outubro- Quarta - Evangelho - Lc 11,1-4


Bom dia!
Um fato: o foco da nossa oração esta no que vivemos, passamos ou somos assolados, mas o que de fato peço é o que preciso?
Sempre posso pedir a Deus ( e Ele atenderá) que antecipe uma graça ou nos proteja do mal, mas muitas vezes pedimos que algo extraordinário aconteça para nos remir ou redimir de alguma coisa que deixamos de fazer ou que cabia a nós zelar. Isso esta no Pai Nosso “(…) Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem”.
Pedimos a Deus que nos mantenha firmes em meio a um mundo que aos poucos se esfria aos relacionamentos, a caridade, a fraternidade. Esse nosso mundo, cada vez mais, paga com sua reluzente moeda, para que nos afastemos da solidariedade e abracemos o egoísmo, o hedonismo e o individualismo. O Pai Nosso, de certa forma, também previa isso “(…) E não deixes que sejamos tentados”.
Mas antes de tudo, o PAI NOSSO inicia com do que é mais importante para o “demais” seja nos dado por acréscimo.
Comecemos então a analisar o quanto é profunda essa oração: “(…) Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo”. Esse trecho talvez diga
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)
“(…) Venha o teu Reino…” O reino será visto quando voltarmos a…
4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)
5°) NÃO MATAR (Ex 20,13) – inclusive pelo desprezo, pela indiferença, pelo abandono, pela ingratidão…
“(…) Dá-nos cada dia o alimento que precisamos…”. Isso só será possível quando pararmos de cobiçar o que não tenho; quando cessar a inveja que tenho daquele (a) que tem; quando eu respeitar que o outro também existe, que é filho de Deus e precisa do nosso respeito; que não aceitemos mais ver o irmão (ã) sendo vendido, exposto por dinheiro, por não ter tido alternativa na vida ou por falta de quem a orientasse…  Isso talvez esteja implícito em
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)
7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15) – inclusive os sonhos, oportunidades, chances…
 “(…) Perdoa os nossos pecados…”. Até mesmo aqueles que o mundo, as novelas, o dia-a-dia tentam nos dizer o contrário
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16) – inclusive a fofoca
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
Rezar o PAI NOSSO é assumir um compromisso com os 10 mandamentos. É reconhecer primeiramente que Deus é tudo (Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo) e ao fim afirmar o quanto precisamos Dele em virtude da nossa fragilidade humana e pecadora para que permaneçamos em pé (E não deixes que sejamos tentados).
Quem trabalha ou empresta seu serviço em uma comunidade ou pastoral nunca pode esquecer que o dom que temos não é nada sem Deus, pois como o próprio PAI NOSSO, tudo começa Nele. Mesmo São Tiago dizendo que a fé sem obras é morta, as obras sem fé, sem mudança, sem amor, (…) são vazias.
É duro cumprir os dez mandamentos… Que o PAI NOSSO nos ajude a lembrá-los no dia-a-dia, e que um dia após o outro, sejamos mais próximos e dignos do que Deus quer.
Agora da pra entender que não dá pra rezar o PAI NOSSO por rezar.
Um imenso abraço fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário