.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O testemunho da nossa fé - Helena Serpa



Baruc 1, 15-22 –  “a nossa surdez diante da voz do Senhor ”

Assim como acontecia aos “homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém“, naquele tempo, acontece também hoje, pois todos “pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos”. Portanto, se situarmos esta narrativa no nosso tempo, todos nós  também podemos  “corar de vergonha” por causa  da nossa surdez diante da voz do Senhor nosso Deus, que nos exorta a viver de acordo com os seus mandamentos. Hoje também, não ouvimos a voz de Deus que nos conclama a viver de acordo com o mandamento que Ele nos propõe. Preferimos seguir às inclinações do nosso “perverso” coração, isto é, da nossa humanidade decaída e sujeita ao mal. Por isso, todos nós, do maior ao menor, governantes e povo, sofremos as consequências das calamidades e maldição por seguirmos às inclinações do nosso “perverso coração!” Hoje, também, vemos as calamidades, a maldição, a miséria, a desunião nas famílias e entre os homens, uns matando aos outros, uns querendo derrubar os outros.  Servimos, sim, a outros “deuses” como o dinheiro, o sucesso, o luxo, o sexo, às paixões desordenadas e “praticamos o mal aos olhos do Senhor nosso Deus”. No entanto, a justiça de Deus se manifesta diante do nosso arrependimento, por isso, a nós resta somente corar de vergonha e reconhecer o estado de iniquidade em que vivemos. Enquanto aqui estamos precisamos confiar na misericórdia de Deus, que é também,  uma resposta natural ao nosso arrependimento sincero, ao desejo de melhorar, de ser bom, de buscar a santidade. Para Deus, é justo que  sejamos santos e santas e procuremos vivenciar os Seus mandamentos. Os ensinamentos do Senhor são como farol para a nossa caminhada aqui na terra. Se, ao invés de seguir os conselhos da nossa carne, fizéssemos o “teste” vivendo os conselhos do Senhor, a nossa vida estaria pautada de acordo com a justiça de Deus e o mundo seria diferente. - Onde você pode encontrar  os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – O que você descobriu mais para a sua vida neste trecho da escritura? – Faça agora uma oração diante do Senhor, pedindo a Ele a Sua justiça para você e os seus.

Salmo 78 – “Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!”


A humilhação diante das circunstâncias e situações da nossa vida nos faz refletir sobre os nossos atos e as nossas transgressões. Sabemos que as nossas ações são como um ponto de partida para as consequências que teremos de enfrentar. Mesmo que tenhamos dentro de nós um desejo de fazer o bem, acabamos  por praticar o mal que às vezes, nem queríamos cometer. Mas para toda ação há uma reação. O povo de Jerusalém também sofria na carne a resposta da sua idolatria. Porém, clamava ao Senhor por misericórdia: “mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo”. Que nós  também  possamos nos humilhar diante da grandeza de Deus reconhecendo a nossa pequenez e esperando por Sua misericórdia.

Evangelho de Lucas 10, 13-16 – “o testemunho da nossa fé”


Cada um de nós precisa fazer uma reflexão diante desta Palavra de Jesus para perceber até que  ponto estamos agindo como Corazim, Betsaida e Cafarnaum, cidades onde Jesus operava milagres, mas mesmo assim ainda não acreditavam no Seu messianismo. Apesar de todos os prodígios que Ele operava,  eles não abriam os olhos nem mudavam de atitude. Não se convertiam, não progrediam espiritualmente e davam contra testemunho para as outras cidades.  Chegaremos à conclusão de que também  somos assim!   Testemunhamos de perto os milagres do Senhor na nossa vida, todavia continuamos os mesmos desconfiados e questionadores. Somos duros de coração e por causa disso não conseguimos ser instrumentos de Deus para os que nos “escutam” falar em Seu Nome.  Propomo-nos a edificar o reino de Deus aqui na terra, falamos em Seu Nome, mas não agimos conforme pregamos e contribuímos para que Jesus seja rejeitado, tendo em vista as nossas más ações diante dos homens. Pensamos que estamos indo para o céu, mas na verdade, estamos sendo atirados ao inferno que é a ausência da presença de Deus pela incredulidade. O mundo precisa de testemunhas fiéis de Jesus, para ser restaurado e nós estamos jogando fora o tempo precioso em que estamos vivendo. Mais uma vez as leituras de hoje nos remetem ao arrependimento dos nossos pecados. Por isso, hoje, somos chamados (as) por meio dessa liturgia a repensar as nossas ações e a nos comprometer com uma mudança nas nossas atitudes. A fé remove montanhas e o testemunho da nossa fé irá transmudar o nosso coração e a vida do povo de Deus. – A sua pregação tem sido eficaz diante dos homens? – Você fala e vive o que fala? – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus?  – Você tem certeza de que vai para o céu? – Você tem “visto” os milagres de Deus na sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário